terça-feira, 15 de julho de 2008

Trupe Zomba faz turnê em Mato Grosso do Sul

A Companhia Teatral Trupe Zomba inicia, em 15 de julho, uma turnê por sete municípios onde a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) possui unidades e a cidade Pedro Juan Caballero (Paraguai), apresentando as peças "Quando as máquinas não param" e "Inimigos de Classe". A estréia será na V Jornada de Educação da região da Grande Dourados, nesta terça-feira (15), às 19h, no Teatro Municipal. A entrada é um quilo de alimento não perecível. A Trupe Zomba é um projeto de extensão da universidade, coordenado pela professora Paula Regina Alvarenga.

Ambos os espetáculos são indicados para o público maior de 12 anos. A peça "Inimigos de Classe" aborda a educação, o valor e a importância da busca do conhecimento nas regiões mais desfavorecidas do mundo. Sua história foi baseada no drama escrito pelo dramaturgo inglês Nigel Williams, em 1976, sobre estudantes do sul de Londres; conta a história de meninos adolescentes de uma escola de periferia, a quem nenhum professor está preparado para ensinar. Enquanto o grupo aguarda que chegue o professor, cada um concorda em dar uma aula. No elenco estão os atores: Elizangela C. Nardez, Lucas Sayão, Paula Alvarenga, Neimar Nascimento, Tiago Dantas e Jean Roberto Amaral.

A peça "Quando as máquinas não param" é baseada na obra de Plínio Marcos, escrita em 1967. O espetáculo revela a crise conjugal de um casal – Zé e Nina – frente ao desemprego e uma gravidez inesperada; se mantém contemporânea ao abordar situações vividas pelo casal que poderia ser, até mesmo, aquele que está parado em alguma esquina. Os atores são Kléber Félix da Costa (Birigui) e Elizangela Nardez.

Com exceção da apresentação do dia 15 de julho, as demais terão convites vendidos por R$ 5,00 (estudantes) e R$ 10,00 aos demais. A agenda de apresentações será a seguinte:

15 de julho, 19h – peça "Quando as máquinas não param", no Teatro Municipal de Dourados;
16 de agosto, 19h – peça "Inimigos de Classe", em Pedro Juan Caballero (Paraguai);
23 de agosto, 19h – peça "Inimigos de Classe", na Câmara de Vereadores de Naviraí;
13 de setembro, 17h – peça "Inimigos de Classe", em Amambaí;
20 de setembro, 19h - peça "Quando as máquinas não param", em Nova Andradina;
4 de outubro, 19h, peça "Inimigos de Classe", no auditório da prefeitura de Jardim;
10 de outubro, 19h – peça "Inimigos de Classe", no Teatro Municipal de Dourados;
11 de outubro, 17h, peça "Quando as máquinas não param", em Glória de Dourados;
8 de novembro, 16h, peça "Inimigos de Classe", em Ivinhema;
22 de novembro, 19h, peça "Quando as máquinas não param", em Mundo Novo;
29 de novembro, 17h e 19h, peça "Inimigos de Classe", na Câmara de Vereadores de Maracaju.

A Companhia Teatral Trupe Zomba foi fundada em Dourados em agosto de 2004 com o objetivo promover a formação de alunos-atores e a montagem de espetáculos e intervenções. O grupo identifica-se com a estética dramatúrgica do realismo, seja em peças épicas ou pós-modernas, tocando, com irreverência, em temas como a violência, o gênero, a juventude, a religião, o conhecimento e a sexualidade.

Nenhum comentário: