quinta-feira, 31 de julho de 2008

Catálogo de artesanato é lançado durante Festival de Bonito



Artesãs do grupo “Bonito Feito à Mão” lançam nesta quarta-feira, 30, às 20 horas, durante a abertura do Festival de Bonito, o catálogo de artesanato com a nova coleção de peças regionais. O aperfeiçoamento de técnicas artesanais e a responsabilidade ambiental são os principais conceitos deste trabalho, que traz a matéria-prima e o design da região de Bonito, voltados às tendências atuais de mercado.

Desde o ano passado, o grupo busca melhorar a apresentação dos itens produzidos. Em agosto, 27 artesãs receberam consultoria e participaram da primeira oficina de design, oferecida pelo Sebrae, com 80 horas/aula. Este ano, receberam cursos de desenvolvimento interpessoal, saber empreender, atendimento ao cliente, apreender a empreender, controles financeiros, formação de preço e gestão empresarial.

O designer Renato Imbroisi, de São Paulo, fez a finalização do trabalho de orientação, iniciado em 2007, para a criação e desenvolvimento da nova coleção de peças. “Por se tratar de uma região de forte ecossistema a nova coleção foi desenvolvida com os produtos regionais”, destaca Renato, que realizou o diagnóstico das habilidades das artesãs e das matérias-primas existentes na região de Bonito.

Para Vanessa Leite, coordenadora do Posto Avançado do Sebrae em Bonito, o grupo tem potencial para confeccionar produtos de qualidade para um mercado altamente exigente. “Elas utilizam técnicas artesanais clássicas com características locais, o que resulta um produto ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente sustentável”, diz.

A artesã Albertina Geffer, diz que a capacitação foi essencial para a concretização do projeto. “Queremos mais cursos e aperfeiçoamento de nossas técnicas. Estamos trabalhando a todo vapor, com uma grande expectativa de colocação efetiva no mercado”.

Coleção

O catálogo apresenta 30 peças, que utilizam técnicas de bordado e crochê. O lançamento da nova coleção acontece no ecoespaço do Festival de Inverno de Bonito, um dos ambientes que serão inaugurados pelo governador André Puccinelli na abertura do evento. Posteriormente, as peças estarão disponíveis para conhecimento e comercialização no pavilhão de artesanato do Festival, junto à exposição de produtos do Estado.

Em agosto, o grupo “Bonito Feito à Mão” participa de uma rodada de negócios de comércio justo no Rio de Janeiro.

Serviço

A coleção será lançada nesta quarta-feira, 30, às 20h30 no Salão da Maçonaria de Bonito. Mais informações sobre artesanato pelo telefone 0800-570-0800 ou no site www.ms.sebrae.com.br



Nenhum comentário: