sexta-feira, 25 de julho de 2008

Procon e taxistas de CG discutem alternativa à bandeira 2

Em reunião na sede da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MS) na tarde de ontem (24), o superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, e o presidente do Sindicato dos Taxistas de Mato Grosso do Sul, Waltrudes Pereira, concordaram em desenvolver alternativas para a cobrança de bandeira 2 nos táxis da Capital.

A reunião foi realizada devido ao posicionamento do Procon frente à cobrança diferenciada das corridas de táxi – ao invés da bandeira 2 seria cobrada a bandeira 1 – para 80 estabelecimentos comerciais de Campo Grande, ligados à Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), que havia solicitado uma saída para a diminuição da freqüência de público em bares e restaurantes, devido a imposição da Lei Seca, que proíbe o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir.

Segundo Lamartine Ribeiro, a restrição da cobrança diferenciada fere o princípio da universalidade. “Se um tiver benefício todos devem ter do mesmo jeito. O serviço de transporte como os táxis são públicos, regulados pela Prefeitura. Assim, se a cobrança for diferente para um, deve ser para toda a população”.

Lamartine propôs ao Sintaxi a cobrança de bandeira 1 – que tem valor R$ 2,00 na saída da corrida – para toda a população, ao que Waltrudes Pereira afirmou ser “impossível”, bem como estender o horário em que a bandeira 1 já é cobrada atualmente.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas, a cobrança de bandeira 2 atende a uma adequação econômica e obedece a determinações comerciais, que privilegiam toda a categoria. “De qualquer forma, vamos pensar em conjunto, o Procon, o Sintaxi e a Agetran [Agência Municipal de Transporte e Trânsito] em alternativas a essa situação”, garantiu Lamartine.

Na próxima semana, o superintendente do Procon se reúne com o diretor-presidente da Agetran, Carlos Lanteri, para verificar a qualidade do transporte público da Capital, abrangendo ônibus, táxis e mototáxis, além do que se refere a cobrança de bandeira 2.

A bandeira 2 é cobrada todos os dias a partir das 22 horas, inclusive aos sábados. No domingo, a cobrança ocorre durante todo o dia.

Nenhum comentário: