terça-feira, 29 de julho de 2008

Infra-estrutura do 9° FestinBonito já está toda pronta.

A infra-estrutura do 9° Festival de Inverno de Bonito já está toda montada. Cerca de 50 pessoas estão trabalhando em ritmo intenso para arrumar os últimos detalhes do festival. “Os ajustes finais estão sendo feitos até amanhã, para quarta-feira tudo sair perfeito no lançamento desta edição”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros.



Uma infra-estrutura moderna para atender aos visitantes que buscam - no 9º Festival de Inverno de Bonito, informação, cultura e entretenimento - é oferecida pelo governo do Estado na edição 2008. De 30 de julho a 3 de agosto, os turistas poderão desfrutar - na Grande Tenda, espaço dos principais shows do festival, de uma gigantesca estrutura de tenda no modelo TFS com capacidade para 8 mil pessoas. Nesta área, ficarão também bares, banheiros, camarins, área social, camarotes e arquibancadas. Nesta edição, os shows de Almir Sater, no dia da abertura do Festival, e do projeto Planeta Música MS, no dia do encerramento, terão entrada franca.



A novidade para 2008 é o projeto cenográfico de JC Serroni, um dos mais premiados cenógrafos brasileiros - o Túnel Lúdico. Ele tem como principal objetivo interligar as duas principais áreas do Festival de Inverno de Bonito 2008. Instalado na rua Pilad Rebuá, o túnel terá duas extensões de aproximadamente 15 metros em cada esquina - Praça da Liberdade e Grande Tenda - interligadas por elementos cenográficos. A proposta é a utilização de recursos audiovisuais como telas de TV ou monitor LCD para divulgação de projetos ambientais desenvolvidos em Bonito, assim como a programação do festival e seus homenageados.



O Pavilhão das Artes terá uma aérea total de 380 m², em estrutura montada sob tendas piramidais. Dentro do pavilhão, o público poderá encontrar exposição e venda de artesanato, mostras de arte, livraria, café e estandes institucionais do Fórum Estadual de Cultura, Prefeitura de Bonito, Sebrae e a exposição das artistas campo-grandenses Zilca Gonçalves Nunes e Roselin Bonifácio. Haverá também a Galeria de Arte de Bonito, exclusiva para os artistas do município, na qual acontecerá uma mostra que reúne estilos diversos com temas relacionados ao meio ambiente e natureza.



Com curadoria de Rafael Maldonado, a mostra “De Natureza Contemporânea” reúne trabalhos de cinco artistas brasileiros contemporâneos que investigam novas possibilidades de discurso nas linguagens de pintura, vídeo, fotografia e objeto-instalação. Os trabalhos apresentam diferentes relações entre o homem e o ambiente que o cerca, seja no registro de cenas onde a paisagem aparece de forma poética ou mesmo de maneira denunciativa. Questões bastante abordadas pela produção artística contemporânea, que se posiciona como um potente mecanismo de reflexão e questionamento. Participam dessa exposição os artistas Bruno Vieira (Recife), Douglas Colombelli (Campo Grande), James Kudo (São Paulo), Gustavo Duarte (Rio de Janeiro) e Tiago Giora (Porto Alegre).

Nenhum comentário: