segunda-feira, 14 de julho de 2008

Cantores brasileiros marcam presença no Festival de Montreu












Gilberto Gil, Elba Ramalho, Milton

Cantores brasileiros marcam presença no Festival de Montreux
Nascimento, Chico César e outras estrelas da música brasileira marcaram presença no Festival de Jazz de Montreux (Suíça).

"Eu já vim aqui com meu pai duas vezes, mas esta é a primeira vez que venho a Montreux como cantora e realmente é um sonho que nunca achei que poderia realizar, porque o Festival estava lá em cima e era só para os grandes", disse hoje a sambista Mart'nália, em declarações à Agência Efe.

Ela é uma das brasileiras a chegar a um festival que há 30 anos começou uma estreita relação com os artistas de um dos países musicalmente mais produtivos do mundo.

"Eu devo muito a Montreux e à música brasileira também. Minha carreira internacional começou aqui quando, no verão de 1978, convidaram-me para tocar e foi muito bom. A partir desse momento, começou uma relação com a música brasileira que nunca parou e que hoje realizamos 30 anos depois", comentou Gilberto Gil.

Claude Nobs, diretor e fundador do Festival, afirmou em várias ocasiões que a música brasileira é imprescindível na programação e no fim de semana houve espaço para vários gêneros.

Na última sexta, o festival foi dedicado ao forró e contou com as apresentações do cantor e compositor Chico César, acompanhado dos acordeonistas Flavio José, Pinto do Acordeon, e Aleijadinho de Pombal, e do Trio Tamanduá.

O samba fez-se presente no sábado através da voz e do show de Mart'nália, que interpretou clássicos do gênero.

"O samba e o forró são irmãos, os dois nasceram do povo, a única diferença é que o samba nasceu nas cidades e o forró no campo", explicou Chico César.

Após Mart'nália, foi a vez da cantora Elba Ramalho levar a música nordestina ao festival.

Gilberto Gil também se apresentou e cantou algumas músicas de seu último álbum.

Entre os espectadores, estava o produtor Quincy Jones, um dos homenageados do festival, que desfrutou todo o concerto e foi cumprimentar o ministro da Cultura brasileiro no final do show.

Hoje a protagonista será a Bossa Nova, que completa 60 anos em 2008 e será tema de uma homenagem na apresentação de Milton Nascimento. O cantor gravou o álbum Novas Bossas com o Trio Jobim, composto por filho, neto e um amigo de Tom Jobim.

A Bossa Nova encerrará o fim de semana da música brasileira, que terá presença assegurada na próxima edição do Festival de Jazz de Montreux, como confirmou Claude Nobs.

EFE

Nenhum comentário: