quarta-feira, 30 de julho de 2008

Presídio feminino de CG terá apresentação de peça teatral

Na próxima terça-feira (5 de agosto), as detentas do Instituto Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, devem assistir a uma peça teatral. O espetáculo “No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos” vai ser apresentado em 2 sessões: uma às 13h30 e outra às 16h30 no pátio do presídio.


A peça, baseada na obra de Clarice Lispector, é uma dramaturgia que trata do universo feminino. De acordo com Nill Amaral, diretor do espetáculo, a apresentação em um presídio é importante porque permite a ressocialização por meio do lazer e isso proporciona diversão e mantém a saúde psicológica e emocional de quem está privado de liberdade.



A massa carcerária do instituto é de 347 internas, mas apenas 80 vão assistir ao teatro. Segundo a diretora do local, Ângela Maria dos Santos Moreira, a falta de espaço é empecilho para a participação de todas. “A estrutura da penitenciária e o número de servidores não permite uma platéia maior. O espaço mais amplo que temos é o ginásio, mas a montagem de cenário impede que a apresentação aconteça lá”, afirma.



Além de produções artísticas que são apresentadas no local, outra forma de ressocialização é a possibilidade de receber qualificação profissional por meio de cursos oferecidos pelas empresas instaladas dentro da instituição, dos artesanatos e trabalhos manuais que podem gerar renda quando as internas retornarem ao convívio social.





Nenhum comentário: