domingo, 13 de julho de 2008

FCMS programa atividades culturais para as férias

Unidades da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul estão com uma programação especial para as férias de julho. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está com inscrições abertas para a oficina artística “Salada Mista”, direcionada a crianças de 7 a 14 anos, com leituras, brincadeiras, vídeos, desenhos, pinturas e material alternativo. As aulas começaram no último dia 5 e terminam em 2 de agosto, sempre aos sábados, em duas turmas: a primeira, das 8 às 11 horas e a segunda, das 13 às 16 horas. As aulas serão ministradas pela artista plástica e professora de artes Raquel Alvarenga.

No interior do Estado, o município de Bataguassu recebe, desde o último dia 7, dentro do projeto Artesania-MS, a Oficina de Santos em Cerâmica, ministrada pelo artesão Denilson Pinto de Oliveira. O curso vai até 24 de julho. Promovida pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, a oficina é voltada aos artesãos do município, que vão aprimorar as técnicas de modelagem de imagens dos santos, que são homenageados em festividades do município. As aulas acontecem no centro comunitário do distrito de Nova Porto XV. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Cultura, pelo telefone: (67) 3541-1703.

A Grande Galeria do Memorial da Cultura e Cidadania recebe a partir de amanhã (10), às 19h30, novas exposições dos projetos Território Ocupado (artes visuais) e 3D (escultura). A mostra exibirá trabalhos práticos dos alunos de pós-graduação em “Artes visuais: cultura e criação”, curso de EAD (educação a distância) do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado), e ficará aberta gratuitamente ao público até o dia 1º de agosto no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, na Capital. O espaço está aberto à visitação de segunda a sexta, das 8 às 17h30.

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro visita o interior do Estado. No dia 11 a peça "Dorotéia", da Oficina de Criação Teatral, será exibida em Corumbá. No mesmo dia, "Conto da Cantuária", do grupo Imaginário Maracangalha, será apresentado em Coxim. No dia 13, São Gabriel do Oeste recebe a peça "Pluft, o Fantasminha", do grupo Todos como Amigos de Nova Alvorada do Sul. No dia 16 e 17, "Dorotéia" será apresentada em Rio Verde de Mato Grosso e no dia 18, em Coxim. No dia 19, "Pluft, o Fantasminha" irá a Rio Brilhante. No dia 26, "A Nova Califórnia", do grupo Experimento e Pesquisa em Teatro de Dourados, vai até Rio Brilhante. No dia 27, "Conto da Cantuária" será apresentada em Itaquiraí. No mesmo dia, "A Nova Califórnia" estará em Rio Negro, e encerrando o projeto, no dia 30, Jardim recebe "Pluft, o Fantasminha".

De 15 a 17 de julho, das 14 às 17h30, o Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS) oferece nova edição do Curso Básico de Fotografia Digital, ministrado por Adriano dos Santos e Matheus de Almeida, técnicos de área de Cinema e Vídeo do museu. O curso tem como objetivo apresentar as técnicas básicas da fotografia digital, entre elas: composição, planos, enquadramentos, técnicas de fotometria, macro e close. O conteúdo do curso é dirigido a fotógrafos iniciantes e abrange a fotografia casual. O investimento é de 25 reais e a capacidade de público é limitada. As inscrições devem ser feitas até o dia 11 (sexta-feira) no MIS, na avenida Afonso Pena, 2072, Centro.

A 2ª temporada de exposições de 2008 do Museu de Arte Contemporânea (Marco) foi aberta no último dia 3 com três mostras: “Tanê”, de Mauro Yanase, “Impressões Visuais: 50 anos da Comissão Fulbrigth no Brasil” e “Coletiva 100 Anos da Imigração Japonesa”, com os artistas Áurea Katsuren, Fujita, Mauro Yanase, Neide Ono, Renato Arakaki, Roberto Higa, Rose Kanamura e Sayo. O Marco fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas, com atendimento ao público de terça a sexta, das 12 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas. Telefone: 3326-7449.

Nenhum comentário: