quarta-feira, 6 de março de 2013

Em reunião cardeais discutem abertamente melhor perfil para o papa


Folhapress
O Vaticano afirmou hoje que os cardeais começaram a debater abertamente qual deve ser o perfil do futuro papa para lidar com a complicada situação da Igreja Católica, repleta de escândalos sexuais e suspeitas de corrupção. Sem consenso, a data não foi definida hoje.

"Entre os temas principais debatidos na quarta congregação geral, ocorrida nesta manhã, eles discutiram qual deve ser perfil do futuro pontífice para as necessidades e para o futuro da igreja", disse o porta-voz da Santa Sé.

Em sua entrevista, Federico Lombardi enviou sinais de que de existe um impasse no colégio dos cardeais e que tais pontos devem ser resolvidos antes do início do conclave, para tentar facilitar a escolha.

Lombardi anunciou, por exemplo, que os cardeais decidiram fazer um novo encontro na tarde de amanhã (inicialmente, a congregação aconteceria apenas na parte da manhã).

"É difícil dizer se existe uma conexão segura entre o tempo das congregações e a brevidade do conclave. Existe essa intensão de fazer bem essa preparação. Isso ajudará a chegar no momento decisivo do conclave com uma ideia mais clara, mais segura", afirmou.
Faltam apenas dois cardeais para que todos os eleitores (115) estejam presentes em Roma.

Segundo o Vaticano, todos chegarão até amanhã, quando existe a expectativa de que a data seja definida.

O clima dentro da congregação geral, no entanto, não parece estar tranquilo. Hoje, uma entrevista coletiva dos cardeais americanos, que vinha acontecendo diariamente, foi cancelada.

A assessoria de imprensa deles informou que na manhã de hoje foi externada a preocupação de vazamento dos assuntos que vinham sendo tratados dentro das congregações gerais e que por isso os americanos decidiram parar de atender a imprensa.

Lombardi, por sua vez, limitou-se a dizer que "os cardeais são um corpo corresponsável pelo caminho de reflexão e discernimento". "Aqui não é um Congresso ou um sínodo onde precisamos dar o máximo de informações possível. É um caminho de reflexão, um caminho de reserva."

Nenhum comentário: