segunda-feira, 11 de março de 2013

MIS abre hoje mostra sobre Glauce Rocha


No dia 11 de março acontece a abertura da Mostra Glauce Rocha no CineMIS, projeto realizado pelo MIS/MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), unidade museológica da GPHC (Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural) da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).  

As exibições acontecem sempre às 19h e na segunda semana de cada mês com temas diversos e abrangentes. No período de 11 a 15 de março, o CineMIS realizará a Mostra Glauce Rocha em parceria com o Curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
 
O objetivo é homenagear esta importante artista, antecedendo as comemorações do Dia do Teatro (27 de março). Paralelos à Mostra serão realizados debates e visitas mediadas à Exposição Audiovisual Glauce Rocha.
Glauce Rocha 

Glauce Rocha, além de trabalhar no teatro, televisão e em dublagens, participou de aproximadamente 27 filmes, segundo seu mais dedicado biógrafo, José Octavio Guizzo. Dona de um talento único para a arte de representar, Glauce participou de um dos mais importantes movimentos do cinema Brasileiro - o Cinema Novo.
 
Tendo atuado em filmes representativos como Rio 40º, Cinco vezes Favela, Terra em Transe e Navalha na Carne, a artista representou diversas personagens deste País com uma abordagem mais realista.  
 
"Glauce Rocha foi musa nos 60, de personalidade forte e firmes ideais, teve uma produção bastante intensa: 64 participações em novelas e minisséries, 56 peças, 27 filmes e sete dublagens.
 
Sua morte precoce foi uma grande perda, e é uma pena que as gerações mais novas conheçam pouco essa grande atriz", disse o presidente da FCMS, Américo Calheiros.  
Conforme o curador da Mostra, Alexandre Sogabe, quem for ao museu poderá assistir aos filmes e visitar a Exposição Audiovisual Glauce Rocha, onde estão reunidas fotografias, objetos e livros da artista. “É uma oportunidade única de conhecer a história dessa grande atriz que, por seu grande talento, arrebatou admiradores no mundo inteiro", comentou. 

Todas as sessões são gratuitas e têm início às 19 horas. Os filmes que exibidos serão Terra em Transe; Glauce Rocha: A estrela Anunciada; O Noivo da Girafa; Cinco Vezes Favela e Rio, 40 graus. 

Cultura em Situação 

Já no dia 20 de março, às 14 horas, haverá mais um evento do programa “Cultura em Situação”, organizado pelo Núcleo Educativo do MIS de MS. Com o tema “O teatro de resistência nos anos de chumbo”, trata-se de um debate com alunos e professores do Curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS e demais interessados.
 
O objetivo é refletir sobre a importância do posicionamento artístico frente a regimes de opressão e, nesse caso em especial, sobre a atuação de Glauce Rocha frente à Ditadura Militar Brasileira. Para o debate estão confirmadas as presenças do professor da UEMS, Fernandes Ferreira de Souza e ainda o mestrando em Estudos de Linguagens da UFMS, Alexandre Sogabe. 
O Programa “Cultura em Situação” foi instituído em 2007 e elaborado em parceria com o Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens do Departamento de Letras da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

 
Nele, pesquisadores realizam palestras, debates e seminários ligados a temas diversos, como arte contemporânea, cinema, literatura e questões relacionadas à identidade sóciocultural e histórica do Estado.

Nenhum comentário: