segunda-feira, 11 de março de 2013

Abertura da mostra Naif da Terra terá o talento de jovens músicos


Durante a abertura da exposição “Naïf da Terra”, que acontece no Espaço Cultural da TV Brasil, na próxima quarta-feira, 13 de março, às 20h, além dos trabalhos dos artistas plásticos Cecílio Vera e Lucio Larangeira, o público presente terá a oportunidade de conhecer o talento musical do Quinteto Canon.
 
No repertório, o grupo passeia pela música erudita, e mostra o que há de melhor do jazz até as mais clássicas obras-primas nacionais e regionais.  
 
O Quinteto Canon foi idealizado em 2010  por Matheus Coelho do Nascimento, que convidou seus colegas da banda do Colégio Militar de Campo Grande para formarem um grupo com trompete, trombone, saxofones e clarinete.
 
Seus atuais integrantes são os clarinetistas Matheus Coelho e Paula Jéssica, o pianista Marcopolo Cerzósimo, o fagotista Gabriel Domingues e o saxofonista Maurício Marin os quais apresentam faixa etária de 16 a 18 anos.
 
De acordo com o saxofonista Maurírio Marin,  objetivo do quinteto pode ser definido na frase do maestro Assis, ao afirmar  que  "a música vem de dentro de nos mesmo, pois ela desperta o sentimento através de um conjunto harmônico de sons que tem diferentes significados para cada um".
 
Para o jovem músico, “o comprometimento do grupo provém do seu pleno desejo de exaltar as virtudes da arte e de inspirar aos que as procuram, a participação em diferentes instituições”.
Arte Naïf 

É a arte que é produzida por artistas que não optaram pela preparação acadêmica. Ela é caracterizada, em síntese, pela simplicidade dos traços e acaba agregando valores autodidatas aos trabalhos executados pelos adeptos desta técnica, que tem origem na França, onde os artistas pintavam o cotidiano, sem se prender a formas e medidas simétricas.

O sul-mato-grossense Cecílio Vera é um dos representantes dessa geração que aprendeu a pintar por conta própria. Desde 1984 ele participa ativamente de diversos movimentos artísticos estaduais e nacionais. “Procuro valorizar as minhas origens fronteiriças”, afirma Vera.

Outro nome que também estará presente na mostra que acontece no Espaço Cultural TV Brasil Pantanal é Lucio Larangeira.
 
Apesar de estar na estrada das artes plásticas há pouco mais de cinco anos, Larangeira já participou de inúmeras mostras coletivas. O universo focado nos quadro do artista é basicamente o Pantanal, com seus animais, folclores e costumes regionais.
Serviço:

A mostra Naïf da Terra tem início no dia 13 de março (quarta-feira) às 20 horas. Visitação das 7h30 às17 horas no Espaço Cultural TV Brasil Pantanal, no Parque dos Poderes.

Coordenação: Miska Thomé - 9292 7646
Contatos: Cecílio Vera (3342.2949 / 9242.9507)

                  Lúcio Larangeira ( 3331.0362 / 9101.7487)

Nenhum comentário: