quarta-feira, 13 de março de 2013

Marte possuiu ingrediente necessários a formas de vida


Análises do material colhido de uma rocha marciana pela sonda norte-americana Curiosity revelam que o Planeta Vermelho possuiu, em algum momento do passado, os ingredientes necessários ao desenvolvimento de formas primitivas de vida. Cientistas da agência aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa, por suas iniciais em inglês) disseram hoje, durante entrevista coletiva concedida em Washington, que a rocha analisada continha cristais de argila, cuja formação normalmente depende da presença de água.

Tais ambientes podem ser favoráveis ao desenvolvimento de organismos microscópicos. A Nasa informa em sua página na internet que os cientistas também identificaram na amostra a presença de enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono. Tais elementos químicos são fundamentais para o desenvolvimento de vida. De acordo com os cientistas, a sonda perfurou a rocha, triturou-a e depois processou uma pequena amostra. O resultado foi obtido já na primeira rocha analisada.

A Curiosity é a primeira sonda enviada pela Nasa a Marte com a capacidade de coletar amostras do interior das rochas marcianas. A sonda pousou perto do equador marciano em agosto do ano passado para uma missão de dois anos e já mostra resultados surpreendentes. Recentemente, a Curiosity já havia proporcionado indícios do passado úmido de Marte ao atravessar antigos leitos de canais até chegar à rocha de onde foi retirada a amostra. “Uma pergunta fundamental desta missão é se o ambiente em Marte pode ter sido habitável em algum momento do passado”, disse Michael Meyer, principal pesquisador do Programa de Exploração de Marte da Nasa em Washington.

“Pelo que sabemos agora, a resposta é sim”, declarou. “Nós encontramos um ambiente habitável, tão favorável e benéfico à vida que se você estivesse no planeta e essa água estivesse perto de você, seria possível bebê-la”, disse John Grotzinger, cientista chefe do Instituto de Tecnologia da Califórnia, conhecido como Caltech. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário: