terça-feira, 19 de março de 2013

Livros dos contadores de causos será lançado na quint


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais, lança nesta quinta-feira (21 de março), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som, o livro “Os Contadores de Causos e a Poética dos Pantanais”, de Ricardo Pieretti Camara. Na solenidade acontece também a exibição do curta-metragem Causos Pantaneiros, também produzido pelo autor.

O livro identifica os causos pantaneiros e é fruto de pesquisa de campo realizada no decorrer do ano de 2004. O critério de escolha dos causos foi a consulta entre moradores das fazendas do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Dos proprietários aos peões, a maioria conhecia alguém que, para eles, tinha um talento para contar histórias. Desta maneira, as pesquisas chegaram a dez contadores de causos, todos do sexo masculino, em sete municípios distintos.

“Os Contadores de Causos e a Poética dos Pantanais” reúne 167 histórias divididas em 13 tipos, sendo eles: causo de onça, de cobra, de bichos diversos, de pescaria, de ser imaginário, de lugar imaginário, de pessoa perdida, de enterro, de luz misteriosa, de benzedor, de perigo, de mentira e de assuntos diversos, localizados no cotidiano “real” e imaginário dos contadores.

A região pantaneira passa a ser garantia de veracidade para acontecimentos suspeitosos. Imagina-se que o ouvinte não questionará algo acontecido em lugar tão misterioso, tão intransponível para a razão humana.

A partir das barreiras estabelecidas pelos narradores pantaneiros surge dentro deste espaço um lugar livre para a invenção. As crenças ancestrais se somam à inventividade do pantaneiro moderno.

O livro “Os Contadores de Causos e a Poética dos Pantanais”, publicado com recursos do FIC/MS, será lançado quinta-feira (21 de março), às 19h30, no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, na Capital. 

Nenhum comentário: