quinta-feira, 28 de março de 2013

FHC se candidata a vaga na Academia Brasileira de Letras


Terra
O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso entregou a carta de candidatura para a cadeira de número 36 da Academia Brasileira de Letras, por volta das 16h desta quarta-feira (27). A informação foi confirmada ao Terra pela assessoria de imprensa da centenária instituição, formada por quarenta membros efetivos, conhecidos como "imortais".

A cadeira disputada por FHC foi aberta na tarde desta quarta, dias depois do falecimento do jornalista paulista João de Scantimburgo, morto na última sexta (22). As candidaturas só são abertas quando um dos membros da instituição morre.

A candidatura foi oficializada após a sessão que celebrou a vida de Scatimburgo. O documento foi encaminhado pelo ex-presidente ao imortal Celso Lafer, que a entregou ao secretário-geral da Academia, Geraldo Holanda Cavalcanti.

A partir de agora, a ABL tem um prazo de 30 dias para avaliar as candidaturas. Qualquer pessoa nascida no Brasil que tenha escrito um livro pode concorrer à cadeira.

Proeminente sociólogo brasileiro, Fernando Henrique Cardoso é autor de uma série de livros sobre história, política e sociedade, como Dependência e Desenvolvimento na América Latina e O Presidente segundo o Sociólogo. 

Nenhum comentário: