quinta-feira, 28 de março de 2013

Blibioteca celebra livro Infantil com exposição literariá


A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim realiza exposição literária com grandes autores de livros infanto-juvenis no mês de abril. No próximo dia dois é comemorado o Dia Internacional do Livro, alusão ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Já no dia 18 é o nascimento de Monteiro Lombato, e nesta data comemora-se o Dia do Livro aqui no país. Eles serão os grandes homenageados nesta exposição. 

O escritor Hans Christian Andersen, é um dinamarquês que criou histórias conhecidas mundialmente como “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador” e um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. E Monteiro Lobato criou um universo infantil onde a realidade e a fantasia caminham lado a lado com personagens como Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada, Emília, a boneca falante com sentimentos e opiniões, D. Benta; Tia Nastácia; Pedrinho e Narizinho; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças e Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre outros personagens.

A literatura infantil surgiu no século XVII, como forma de educar as crianças, com histórias de cunho moral que reportam a valores morais e éticos, levando o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto pessoa.

Neste sentido, estarão em exposição não somente obras destes autores homenageados, mas de escritores brasileiros como Ziraldo, Marcos Rey, Telma Guimarães, Rubem Alves, Lúcia Machado de Almeida, Júlio Emílio Braz, Tatiana Belinky, José Paulo Paes, Ruth Rocha, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira, Luíz Galdino, além de Lygia Bojunga e Ana Maria Machado, ganhadoras em 1982 e em 2000, do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil, incluindo os clássicos da literatura universal que vai das fábulas de Esopo a Charles Perrault, de Lewis Carrol aos irmãos Grimm.

Dentre os autores regionais, destacamos as autoras Sandra Andrade com diversas obras sobre a fauna e flora do pantanal; Ariadne Cantú que trata de assuntos como a paz no trânsito e o drama das crianças com câncer; Marcela Lemos Monteiro e o dia-a-dia de uma criança pantaneira; a corumbaense Marlene Mourão com “O peixe que vivia feliz nas águas do rio Paraguai”. além do poeta Manoel de Barros com o ecológico “Águas”; professor Américo Calheiros com o poético “A nuvem que choveu” e um autor de renome nacional, elogiado pelo consagrado cronista Luís Fernando Veríssimo, o mineiro Alexandre Azevedo, que quando morou e estudou em Campo Grande, começou a escrever no extinto jornal local “Diário da Serra”.

Também estarão em exposição obras que falam da importância da preservação das águas dos rios brasileiros; economia de energia; fauna e flora; comemorativos aos 100 anos da imigração japonesa; cultura indígena como o povo pataxó, comunidade indígena anamuim e povos da amazônia, entre outras. 

Serviço: A exposição é aberta a todos os públicos e pode ser visitada na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim no Memorial da Cultura, antigo Fórum de Campo Grande, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa nº 559 – 2º andar. Mais informações, ligar para os telefones: 3316-9161/3316-9176

Nenhum comentário: