domingo, 10 de março de 2013

Rota Cine MS inicia suas atividades em 2013 por Sidrolândia



Na segunda-feira (11 de Março) inicia-se a temporada 2013 do Rota CineMS, um projeto da Fundação de Cultura do governo do Estado que leva para os municípios do interior uma programação de filmes nacionais com exibições gratuitas. 

A primeira cidade a receber projeto este ano será Sidrolândia, em seguida Maracaju e Porto Murtinho. As exibições irão acontecer em todas as escolas da rede pública de ensino destas cidades. Nos dias 11 e 12 (segunda e terça-feira) as sessões irão acontecer em Sidrolândia. Já entre os dias 13 a 15 de março (quarta, quinta e sexta-feira) será a vez de Maracaju. E Sidrolândia recebe o projeto de 16 a 18 deste mês (sábado, domingo e segunda-feira).

O Rota CineMS, é o cinema itinerante da Fundação de Cultura, que tem como objetivo difundir o cinema brasileiro e regional. O projeto, que desde 2006 leva a arte do audiovisual para os municípios, já foi visto por mais de 30 mil moradores de cidades do interior que não tinham acesso a nenhuma sala de exibição, com isso promove o conhecimento e o reconhecimento de nossa identidade cultural.

A equipe do projeto Rota CineMS selecionou curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira. Os filmes fazem parte da programação Mostra de Animação Infantil Brasileira, que proporcionam ao público o acesso a essa rica arte produzida em nosso país. Além dessa mostra de animação, o projeto também contempla o público com longas-metragens, mas sempre com a intenção de difundir o cinema brasileiro.

O RotaCineMS é uma realização da Fundação de Cultura do governo do Estado em parceria com as Prefeituras Municipais. Por possuírem conteúdo sensível e inteligente, as produções nacionais escolhidas pela equipe, são ricas em mensagens positivas e reflexivas, que representam nossa sociedade e cultura e ajudam as crianças e os adultos a exercitarem sua imaginação e dessa forma valorizar a cultura nacional.

“Com a exibição e discussão de filmes e animações nacionais pretende-se iniciar um processo de formação de plateia crítica e a difusão da produção em Mato Grosso do Sul”, comenta Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura do governo do Estado.

Nenhum comentário: