segunda-feira, 11 de março de 2013

Para atrair mais público,RJ irá liberar venda de creveja nos estádios


uol
A Ferj (Federação de futebol do Rio de Janeiro) divulgará nesta segunda-feira uma resolução liberando a venda de cerveja nos estádios em competições sob sua organização já a partir do próximo final de semana.
 
A informação foi confirmada pelo próprio presidente da entidade, Rubens Lopes, durante a vitória por 1 a 0 do Botafogo sobre o Vasco, na final da Taça Guanabara. A comercialização terá algumas regras especiais em relação aos horários. Os clubes mandantes terão a liberdade de vetar a venda, se assim desejarem.
 
O horário da venda será de até duas horas e quinze minutos antes do jogo e durante o intervalo. Os ambulantes não poderão circular com o produto nas arquibancadas.
 
Somente bares ou pontos de venda terão autorização para vender a bebida alcoólica. O modelo segue o padrão praticado na Europa. Após o apito final, também fica proibida a comercialização.
 
A medida tenta trazer mais público aos estádios e faz parte de uma antiga queda de braço entre clubes, federação e o Ministério Público do Rio. Defensores da proibição da cerveja temem que a violência aumente dentro dos estádios, enquanto a ala defensora desvincula a bebida das brigas .
 
Em 2008, a Ferj assinou um Protocolo de Intenções com o MP onde proíbe a venda de bebida nos estádios. O consumo dentro das arenas também evitaria a aglomeração para a entrada minutos antes dos jogos.
 
A CBF veta venda e consumo de bebidas nos estádios, mas somente em campeonatos sob sua organização, o que não se aplica ao Campeonato Carioca, coordenado pela Ferj.
 
Já a a Lei Estadual nº 2.991/98 proíbe apenas a venda de bebidas destiladas nos estádios do Rio de Janeiro. Mesmo assim, a decisão deve causar polêmica e pode parar na Justiça.

Nenhum comentário: