terça-feira, 12 de março de 2013

Estudo mostra impacto do Megaupload sobre vendas de filme


Terra
Um estudo da universidade de Carnegie Mellon indica que downloads de filmes pirateados têm um grande impacto nas vendas legalizadas de produções cinematográficas. Segundo o site Buzz Feed, este é o primeiro estudo do tipo com uma análise de dados anteriores e posteriores a uma grande campanha contra pirataria.

O evento, no caso, foi o fechamento do site Megaupload. Os pesquisadores analisaram dados das vendas e do aluguel de filmes de dois estúdios de cinema.

De acordo com os dados, a receita dos estúdios ficou entre 6% e 10% acima do estimado, caso o Megaupload não tivesse sido fechado por autoridades.

Um dos pesquisadores responsáveis pelo levantamento, Brett Danaher, indica que o fechamento do Megaupload não coibiu a atuação de "piratas" mais pesados - que baixam grandes quantidades de arquivos. Mas ajudou a inibir usuários mais modestos, especialmente porque outros sites de downloads passaram a adotar medidas de proteção contra fechamento, como redirecionar os usuários para sites de downloads legais.

A pesquisa ainda deverá ser submetida à revisão de jornais acadêmicos.

Novo Megaupload
Em janeiro, foi lançado o Mega, novo site de Kim Dotcom, criador do Megaupload. Ele somou 1 milhão de usuários no primeiro dia de atividade. O site deve ter uma rodada de investimentos em seis meses e abrir para o mercado em um ano e meio.

O advogado de Dotcom nos EUA, Ira Rothken, disse que o portal reagiu com rapidez às notificações contra o Mega, que oferece até 50 gigabytes de armazenamento gratuito e a possibilidade que os usuários compartilhem seus arquivos através de uma chave codificada. "O Mega não quer que seus serviços de armazenamento sejam usados para propósitos ilegais", advertiu Rothken.

O lançamento do Mega coincidiu com o primeiro aniversário da operação do FBI e da polícia neozelandesa contra Dotcom e seu portal Megaupload na mansão do hacker em Auckland.

Além de Dotcom, também foram detidos três de seus sócios, enquanto as autoridades fecharam o Megaupload, confiscaram seus bens, congelaram suas contas e realizaram outras detenções na Europa.

Os EUA acusam o Megaupload de ter causado mais de US$ 500 milhões em perdas à indústria do cinema e da música ao transgredir direitos autorais e obter com isso lucros de US$ 175 milhões.

Nenhum comentário: