sexta-feira, 1 de março de 2013

Artista plástico de Minas expõe no Teatro Municipal de Dourados


Da Redação
O douradense que aprecia as artes terá a oportunidade de conhecer o trabalho do artista plástico Constantino Leon. Ele vai expor suas obras no Teatro Municipal de Dourados, de 4 a 8 de março.

Com 10 anos atuando na área, Constantino se define como um “itinerante em busca de fazer carreira”. Esta será sua 53ª exposição, denominada “Sentimentos através de cores e formas”.

Autodidata, Constantino realizou dezenas de exposições individuais e participou de inúmeras coletivas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, passando pelos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.

Leon destaca algumas apresentações de seu trabalho que foi em Brasília, no Senado Federal, aonde representou o estado de Minas Gerais ao lado de grandes nomes da arte brasileira, além de expor no Salão da Marinha em São Paulo e sua última exposição foi na Casa de Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho.

Leo destaca como das mais expressivas a exposição em Brasília, no Senado Federal, onde representou Minas Gerais ao lado de grandes nomes da arte brasileira, além de expor no Salão da Marinha em São Paulo, LBV em Brasília, Museu Paulo M. Gontijo em Belo Horizonte, Justiça Federa/ MG, Funarbe (Fundação Cultural de Betim), Assembleia Legislativa (Goiânia/GO), TJMG em Uberlândia, Teatro Ferreira Gullar em Imperatriz/MA, Espaço Cultural Ivan Marrocos em Porto Velho (RO) e UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro MG).

Com sua obra, Constantino também conquistou espaços em revista de circulação nacional e internacional. Ela já expôs na França e tem pré-agendadas exposições nos Estados Unidos (março) e Alemanha (novembro). Suas telas já foram vendidas no Brasil e para países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Itália.

Constantino recebeu Medalha de Ouro no 1º Salão de Artes Plásticas, no Centro Cultural da Marinha/SP; Brasão Incentivador das Artes, da União Nacional dos Artistas Plásticos; Troféu Comendadora Taís Vanessa Monteiro; Prêmio Eugene Delacroix; Destaque das Artes Plásticas, entre outras premiações.

Foi duas vezes catalogado: Artistas Brasileiros 2006 (pág. 90), Gallery Art Brazil, Vol. 1, e revista Galeria em Tela edição 99, da Editora Online/SP. Ele teve tela classificada em selo dos Correios e tem trabalhos nos acervos permanentes dos Museus de Londrina/PR, Betim/MG, Ivan Marrocos em Porto Velho/RO e Teatro Ferreira Gullar, em Imperatriz/MA.

Constantino pintou mural de 7 metros no hospital regional de Rondonópolis (MT) e realizou palestras em escolas dos estados de Minas Gerais e Goiás, e para grupos universitários no Museu de Arte de Londrina.

Em visita à Câmara de Dourados, nesta quinta-feira, Constantino falou um pouco de seu trabalho e da receptividade que tem encontrado na cidade, onde ficará por mais de uma semana, e convidou a sociedade para a mostra que fará no Teatro Municipal, durante toda a semana que vem.

Nenhum comentário: