quinta-feira, 11 de março de 2010

Mis exibe documentario

O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), exibe hoje (11), a partir das 19h30, o documentário "Romance do Vaqueiro Voador". A iniciativa contará com a presença do diretor Manfredo Caldas.

"Romance do Vaqueiro Voador" é um documentário poético de longa-metragem, idealizado e dirigido pelo documentarista Manfredo Caldas, baseado no poema homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim. Trata-se de um documentário poético sobre a recriação do universo mítico do nordestino, ao vivenciar a nova diáspora, no papel de candango, protagonizando o lado trágico da epopéia da construção da nova capital do Brasil.

É um documentário de estrutura livre, que incorpora diversos elementos ficcionais. Baseado no cordel de João Bosco Bezerra Bonfim e, fiel à sua estrutura, o documentário deixa claro que narradores e narrados têm uma mesma história comum. O filme especula sobre quem seria um certo indivíduo que despenca do alto de um andaime de um prédio durante a construção de Brasília. Esse indivíduo é a representação alegórica e mágica utilizada pelo autor do cordel para designar a parcela desafortunada de migrantes nordestinos que para cá vieram como operários da construção civil. Seduzidos pela utopia da transferência da nova capital do país para o centro oeste, esses migrantes encontraram aqui um destino trágico. Eles são a contrafação do discurso utópico e heróico dos construtores de Brasília.

O tratamento é ao mesmo tempo lúdico, picaresco e trágico como nas páginas de João Bosco e retoma, na forma de documentário, a essência do texto original. No filme, um poeta (interpretado por Luiz Carlos Vasconcelos) recita os versos do poema romanceado de João Bosco Bezerra Bonfim e é isso que constitui a espinha dorsal da obra cinematográfica.

Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, 3º. Andar. Mais informações pelo telefone 3316-9178.

Nenhum comentário: