sexta-feira, 19 de março de 2010

Biblioteca Isaias Paim faz exposição literária itinerante

Com Assessoria

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza há dois anos o projeto Exposições Literárias, que promove a interação do público da biblioteca com um tema escolhido como base da exposição.

Neste mês de março, considerado o mês das mulheres, o tema escolhido foi “Nísia Floresta”. Nísia escrevia sobre a escravidão, o sofrimento do índio e também as belezas de seu país.

Mas, acima de tudo, sobre a mulher e a opressão vivida pelo sexo feminino. Tudo que Nísia Floresta escreveu foi para defender as causas nas quais ela acreditava, mais que por aspiração literária. E, ainda assim, tornou-se uma das maiores autoras de seu tempo.

O projeto ganhou projeção e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), parceira da Biblioteca e da FCMS em vários eventos, utilizará os materiais de Nízia Floresta, cedidos pela Fundação Banco do Brasil, em uma cerimônia de comemoração dos seus 41 anos de criação, oportunidade em que homenageará, também, seus funcionários que completam qüinqüênios na empresa.

“A biblioteca Isaías Paim, mais uma vez, abre seu acervo para que as empresas possam promover a cultura literária no ambiente de trabalho.

Nem sempre trabalhadores tem tempo de vir à biblioteca ver as exposições ou emprestar livros, mas podemos tornar nossa exposição itinerante, assim promovemos a leitura e rompemos as barreiras que existe entre os leitores e as bibliotecas”, esclarece Aparecido Melchiades, coordenador da Biblioteca Estadual.

Nenhum comentário: