Nesta terça-feira, 16 de março, das 8h às 18horas, três palestras vão apresentar informações para quem atua no mercado de artesanato em Mato Grosso do Sul. A capacitação, direcionada a artesãos, designers, profissionais de decoração, lojistas, professores e estudantes, integra a programação da Semana do Artesão, que o Sebrae e a Fundação de Cultura (FCMS) realizam até sábado, 20, em Campo Grande.
O evento faz parte das comemorações do dia do artesão, celebrado nacionalmente no dia 19 de março. Pela manhã, o primeiro workshop trata de “Tendências de Consumo”, e será ministrado pelo designer Lars Diederichsen, fundador do Instituto Meio, especializado em moda sustentável.
Lars atua com desenvolvimento do design, adequação do preço e foco no mercado. E vai além da questão artística, trabalhando com negócios sustentáveis, como o caso do capim dourado, de Tocantins, que ganhou design inovador e os artesãos aprenderam a fazer o uso consciente da matéria-prima.
“Desde que o design se aliou ao setor, o artesanato tem se destacado com maior apelo de mercado. Hoje, a atividade tem respeitado o triângulo ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável”, explica a gestora de artesanato do Sebrae/MS, Ana Carla Madrid.
Na seqüência, será apresentado um estudo encomendado pelo Sebrae/MS sobre as “Potencialidades do Mercado Corporativo em MS”, que avaliou as perspectivas do artesanato sul-mato-grossense ser comprado por empresas privadas e órgãos públicos. “Sabemos que o brinde regional é algo bem interessante de se entregar para um visitante, investidor ou negociador de fora do Estado. Neste ponto o artesanato é uma ótima opção para as empresas”, diz Ana Carla.
Já na parte da tarde workshop começa às 14horas, com o tema “Estratégias de Venda”, conduzido pelo diretor comercial da 1001 Retalhos, Paulo França; empresa paulista que vende peças artesanais inspiradas na flora e a fauna das matas, serras e campos de todo território brasileiro.
França dará dicas sobre o comportamento de vendas para o artesão, e dividirá experiências pessoais para inspirar os participantes a expandirem seus negócios, sob a ótica de um comprador nacional de artesanato. Sua empresa já conseguiu exportar para vários países e hoje tem sua marca presente em quatro capitais da moda no mundo: São Paulo, Paris, Tóquio e Nova Iorque.
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