sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto cinema de horror exibe Asas do desejos

Com Assessoria

O filme “Asas do Desejo” é atração do projeto “Cinema d(e) Horror” da próxima quarta-feira (31 de março). A exibição do filme acontecerá às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca e o filme tem classificação de 16 anos e duração de 130 minutos.

Um marco do cinema na década de 80, Asas do Desejo, narra a disputa entre o divino e o efêmero nesta reflexão do diretor Wim Wenders sobre a existência do ser humano.
Na Berlim gélida e devastada do pós-guerra, um batalhão de anjos vela pelas almas perdidas que sofrem e se desesperam em silêncio, como os anjos Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander).
Eles assistem as desventuras terrenas, mas não podem sentir as dores e alegrias humanas. Damiel não escapa ileso de sua condição divina, ao se apaixonar pela trapezista Marion (Solveig Dommartin) e não poder consumar seu desejo. Para poder tocá-la, ele deve deixar de ser anjo e tornar-se humano, abrindo mão de sua imortalidade. Para guiá-lo em sua escolha, surge Peter Falk (da série Columbo), um anjo caído que soube fazer a transição entre os dois mundos.
Com uma lentidão cercada de imagens em cor e preto-e-branco, focalizando o olhar de anjos e homens, Wenders construiu um dos filmes mais poéticos da década de 80.

O responsável pela mediação do debate sobre o filme é o acadêmico do curso de Letras, Thyago Celso de Oliveira, bolsista de Iniciação Científica.

O foco do debate será direcionado para um problema que gera, há séculos, discussões e desentendimentos: a condição humana. Tratará de alguns dos principais pontos que regem a vida na sociedade contemporânea: o sistema linguístico (que ora ajuda, ora dificulta a comunicação), a ação do tempo (sobre o sujeito e sobre a sociedade), a solidão e a vontade de controle e de poder inerente a cada sujeito. Abordará relações entre o filme e alguns textos literários, como o conto “Na construção da muralha da China” (Franz Kafka) e o romance “O cavaleiro inexistente” (Italo Calvino) em que são expostas as dificuldades de comunicação entre os sujeitos e o problema da afirmação do sujeito em si. Como aportes teóricos serão trabalhados textos de Nietzsche, Homi K. Bhabha, Theodor Adorno e Hannah Arendt, além de outros teóricos tanto da área dos estudos de linguagem propriamente dita quanto da filosofia.

O projeto Cinema d(e) Horror tem como parceira a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, sendo coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, Coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carolina Barbosa Lima e Santos, mestranda de Estudos Linguagens da UFMS e conta com a participação de alunos graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e mediações de debates de filmes que tratem da categoria "Horror" no plano das artes e conta também com a participação da sociedade campo-grandense.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1795

Nenhum comentário: