O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2010 terá, pela primeira vez, abrangência nacional. Serão contemplados 259 projetos em 15 estados brasileiros. Entre as iniciativas selecionadas, há peças de teatro, mostras de cinema e artes visuais, longa-metragens, shows de música, festivais de dança, novas tecnologias, cultura popular, literatura e patrimônio.
Mato Grosso do Sul teve um projeto selecionado: o 8º Festival de Cinema de Campo Grande (FestCine Pantanal) – que será realizado em 2011. No total foram inscritos 40 projetos sul-mato-grossenses.
Os projetos foram avaliados por comissões especializadas em cada uma das áreas culturais e terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas leis estaduais e municipais de incentivo à cultura. Entre outubro e novembro de 2009, foram inscritas 5.355 mil propostas dos diferentes estados da área de atuação da companhia.
Seguindo o mesmo modelo das últimas edições, o Oi Futuro, organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social, será responsável pela gestão do Programa. Serão destinados recursos para o financiamento, total ou parcial, de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura nos estados da área de atuação da empresa. “Pela primeira vez, o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados contemplará projetos em todas as regiões brasileiras”, diz José Augusto, presidente do Oi Futuro.
Apoiado em conceitos como identidade, acesso, desenvolvimento, expressão e inovação, o programa considera fundamentais aspectos como a capacidade de geração de novas platéias, de renda, de criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas. “Dessa maneira, a Oi, como maior empresa de telecomunicações do país, reforça o compromisso com a valorização da cultura nacional”, afirma George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.
Também foram priorizadas iniciativas que valorizam talentos regionais, que têm desdobramentos sociais e que reúnem arte e tecnologia. “Houve um aumento de inscrições na categoria de Tecnologia e Novas Mídias, em projetos que representam uma nova forma de produzir cultura, como games e seriados para celular”, diz a diretora de Cultura do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves.
Sobre o Oi Futuro
Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de 3 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantem dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.
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