segunda-feira, 22 de março de 2010

Cartola é destaque do terceiro volume da coleção folha

Folha de S.Paulo

Chega às bancas no próximo domingo, dia 28, o terceiro volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, dedicado ao compositor Cartola (1908-1980).

Mesmo tendo estudado apenas até o quarto ano do ensino fundamental, Cartola é considerado o mais sofisticado dos compositores de samba, autor de "O Sol Nascerá", "As Rosas Não Falam" e "Peito Vazio".

Fundador da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, Cartola era um jovem compositor do morro quando foi descoberto e gravado por Francisco Alves e Carmen Miranda, na década de 30. Mas sumiu de vista e só voltou a ser ouvido nos anos 50, quando cruzou por acaso o caminho do jornalista Sérgio Porto, que o achou lavando carros em Ipanema.

Em pouco tempo estava sendo gravado por Nara Leão, caindo no gosto da juventude engajada dos anos 60 e tocando o restaurante Zicartola com a mulher, Dona Zica.

Aos 65 anos gravou o primeiro disco, lançado em 1974 pela gravadora independente Marcus Pereira. Lançou ainda outros três até a morte, em 1980.

O livro de Cartola, com biografia, discografia selecionada, letras e fotos, foi escrito pelo jornalista Sérgio de Oliveira. O CD traz, entre outras, "O Mundo É um Moinho", com Beth Carvalho; "Alvorada", com Clara Nunes; "Acontece", com Paulinho da Viola; e "Quem me Vê Sorrindo", com o próprio Cartola, em gravação de 1974.

A Coleção Folha é composta por 25 livros-CDs, com edição de Carlos Calado e seleção de repertório dos autores, nas bancas aos domingos até 29/8. Cada volume é dedicado a um compositor fundamental da primeira metade do século 20.

Nenhum comentário: