sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto Cineclube inicia 2010,amanhã

O Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT (CRP14), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), retoma as atividades do projeto “Cineclube” no próximo sábado (27). E como em março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o projeto inicia a temporada de 2010 com uma sessão dedicada à temática feminina, com a exibição do filme “A Hora da Estrela”, cujo roteiro é baseado no livro homônimo da escritora Clarice Lispector. A sessão começará às 14 horas, com entrada gratuita, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A Hora da Estrela (SP/1985/96min/14anos) é um drama que apresenta a tragédia social do retirante nordestino, a partir do percurso de Macabéa, uma imigrante alagoana que abandona o Nordeste para viver na metrópole. O filme obteve uma expressiva repercussão e conquistou alguns dos principais prêmios nos festivais de Brasília e Berlim.

O projeto “Cineclube” foi lançado em abril de 2008 e tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de Psicologia de todas as universidades locais, além da sociedade em geral, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da exibição de filmes.

E nesses quase três anos de atividades, o Cineclube já levou para o Centro Cultural discussões sobre Síndrome do Pânico, Violência na Mídia, Homofobia, Direitos Humanos, Desnutrição, Depressão e Meio Ambiente.

Após a apresentação dos títulos, o público presente participa de um debate, cuja mesa de discussão é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento, que de alguma forma, têm ligação com a temática abordada. E para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP-14 ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na rua 26 de Agosto,453, Centro. Mais informações podem ser obtidas no CRP-14 pelo telefone 3382-4801

Nenhum comentário: