domingo, 7 de março de 2010

FCMS realiza programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, homenageia o Dia Internacional da Mulher, com uma programação cultural especial que inicia na próxima segunda-feira (8).
“A parceria da FCMS com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher tem se revelado proveitosa pois tem promovido a integração destes dois setores que, no campo da arte, tem trabalhado pela inserção da mulher ao mercado de trabalho, por meio de mais uma forma de capacitação: a expressão artística”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Dia 8, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, unidade da FCMS, inaugura a exposição literária “Biografias: mulheres em destaque no Brasil e no mundo”, que permanece até o dia 31 de março. O projeto “Exposição Literária” é realizado mensalmente pela biblioteca. Idealizado pelo presidente da FCMS, Américo Calheiros, a exposição traz a cada edição um tema que esteja relacionado com livros que já integram o acervo da instituição. No lançamento de cada exposição nova, alunos de escolas de 1º e 2º grau e de universidades são convidados para assistirem palestras seguidas de um batepapo com especialistas sobre o tema da exposição.

Dia 11, será apresentado no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, às 20h30, o espetáculo “Rainha”, inspirado em poemas de escritoras negras, com o Margaridas Grupo de Dança, de Brasília, contemplado em 2008 pelo prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna. No dia 12, às 10h, no mesmo local, acontece uma oficina gratuita de dança. As inscrições para o curso podem ser feitas no núcleo de dança do setor de Difusão Cultural da FCMS, no Memorial da Cultura. Informações no telefone (67) 3316-9171 (67) 3316-9171 (67) 3316-9171 (67) 3316-9171 .

Dia 18, às 19h30, acontece a inauguração da exposição "Salto Agulha", na Grande Galeria do Memorial da Cultura e da Cidadania. A mostra integra o projeto “Território Ocupado”, da FCMS e permanece até 30 de abril. Nela estarão em exposição obras das artistas plásticas Ana Lúcia, de Nova Andradina, Cleci Pessato, de São Gabriel do Oeste, Lenice Rocha, de Bonito, Marlena Medeiros, de Ponta Porã, Marlene Mourão, de Corumbá, Terezinha Yamashita, de Dourados e Gleide Inês, Irani Bucker, Maria Paola e Monique Merlone, de Campo Grande.

O Espaço da Poesia será realizado na última sexta-feira do mês (26), às 19h30, no Memorial da Cultura e da Cidadania e contará com a presença do presidente da FCMS, Américo Calheiros e da coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini. Na ocasião haverá apresentações poéticas, de música e dança, com obras que homenageiam a mulher.

“É relevante garantir atividades que garantam a participação da mulher na cultura sul-mato-grossense. É uma satisfação ver a demonstração da sensibilidade e dedicação da Fundação de Cultura, às mulheres do nosso Estado”, comemorou Carla Stephanini, coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher.

O Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim e o Museu da Imagem e do Som ficam no Memorial da Cultura e da Cidadania, localizado na Av. Fernando Correa da Costa, 559. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, centro.

Nenhum comentário: