quarta-feira, 6 de março de 2013

FCMS abre Educar para Proteger com Sons e Tons de MS


A Fundação de Cultura do governo do Estado lança no dia 12 de março (terça-feira), às 13h30, no auditório do Museu da Imagem e do Som, a quinta edição do projeto Educar para Proteger, que este ano envolverá o tema “Sons e Tons de Mato Grosso do Sul”. A palestra de lançamento será proferida pela professora doutora em Língua Portuguesa Arlinda Cantero Dorsa. 

Desenvolvido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul desde 2009, o projeto Educar para Proteger busca sensibilizar e conscientizar através de ações permanentes a população sobre seu papel direto na preservação do patrimônio cultural e na efetivação de seus projetos culturais.

O Educar para Proteger realiza ações educativas, culturais e palestras em Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti. As atividades pedagógicas serão realizadas pelas escolas participantes ao longo de 2013. No final do ano o resultado será compartilhado com a comunidade local.

De acordo com a coordenadora do projeto, pedagoga Maria Christina Félix, a 5ª edição do projeto prioriza a diversidade musical de Mato Grosso do Sul. Contará com o apoio do IPHAN-MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de músicos e pesquisadores do tema em nosso Estado. 

As ações pedagógicas poderão culminar em um “festival estudantil”, com a integração efetiva de alunos dos cinco municípios do projeto e com a publicação da terceira cartilha de educação patrimonial desse projeto.

“O projeto de Educação Patrimonial é um investimento do Governo do Estado que surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico regional, aliando ações da cultura e educação, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e cidadã para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

A palestrante Arlinda Cantero Dorsa é doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). É pesquisadora, professora do EAD e titular das disciplinas de Língua Portuguesa e Redação e Linguagem Forense no curso de Direito e de Letras da Universidade Católica Dom Bosco; membro do Núcleo Docente Estruturante e do Conselho do Curso de Direito e professora permanente do Mestrado em Desenvolvimento Local da UCDB.

Nenhum comentário: