quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sesc Horto lança hoje o projeto Novos Diálogos Sonoros

A música produzida recentemente em Campo Grande, especialmente as novas bandas que desenvolvem um trabalho autoral, serão apresentadas em um novo projeto. É que o Sesc/MS, integrante do sistema Fecomércio/MS, dará início hoje, dia 12 de novembro até o dia 19, ao Novos Diálogos Sonoros - projeto que pretende apresentar um painel representativo da nova produção musical da capital sul-mato-grossense.

O público terá acesso às novas produções musicais. Entre as bandas que vem se destacando no cenário musical da cidade estão Louvadub, Curimba e Santo de Casa. De acordo com o técnico cultural do Sesc Horto, Higor Advenssude, além da qualidade da produção especial de cada grupo, um fator importante para a escolha foi o fato de desenvolverem uma produção autoral, valorizando e qualificando a produção cultural local.

Paralelamente aos shows, previstos para hoje, dia 12, com o LouvaDube e no fim de semana, Curimba e Santo de Casa, o Novos Diálogos Sonoros também realizará uma série de ações, entre mostras e oficinas musicais visando fortalecer a educação dos sentidos e na formação cultural e artística do público campo-grandense.

Os shows acontecem no Sesc Horto, em Campo Grande. Para mais informações sobre valores, mostras e oficinas, basta entrar em contato com o Sesc Horto no 3321-3181.

Programação

Shows

Dia 12.11.2009 às 19h30 no Teatro Prosa

Coquetel de abertura com DJ e exibição de clipes no Depósito Cênico


Dia: 12.11.2009 Horário: 20h00 Local: Teatro Prosa

Realização: Show com LOUVA DUB

Dia: 14.11.2009 Horário: 20h00 Local: Teatro Prosa

Realização: Show com CURIMBA

Dia: 15.11.2009 Horário: 20H00 Local: Teatro Prosa

Realização: Show com SANTO DE CASA



Mostras

Dia: 09 à 19.11.2009 Horário: das 08h00 às 20h00

Local: pontos estratégicos da U.E. SESC Horto

Realização: Mostra Novos Instrumentos Musicais

A mostra contará com instrumentos fornecido pelo Professor de Música da Universidade Federal de Mato grosso do Sul – Júlio Feliz.

Dia: 12 à 15.11.2009 Horário: 19h00

Local: Acesso ao Depósito Cênico

Realização: Mostra de Vídeo – serão apresentados na recepção do público antes de depois dos Shows

Programa 28 - Documentários Musicais

Programa 78 - Sonoridades Inovadoras

PROGRAMADORA BRASIL

MESA REDONDA

Dia: 13.11.2009 Horário: 19h00 às 20h30

Local: Teatro de Bolso

Tema: Produção, Pesquisa e Experiência Musical

Com Júlio Feliz, Jhonas Feliz e convidados
Através de um encontro onde abordamos áreas importantíssimas ara a criação musical e de instrumentos, gerando uma reflexão e incentivando a transposição entre o conhecimento e a efetivação deste fazer. Cada palestrante desenvolve uma abordagem singular, através da exposição sobre a produção de instrumentos musicais alternativos, criando uma nova didática, com uma dinâmica pulsante, apresentando ao público participante as experiências vividas, através da fusão da música com o teatro, cinema e dança, colocando-se à disposição de todos uma visão do fazer músico-instrumental, através de pesquisas, estudos e vivências.



OFICINAS

As oficinas propõem um debate prático sobre a percepção e a realização do ritmo, tendo como foco a maneira com a qual os sentidos são construídos e apropriados por cada um nas várias camadas da existência e as diferentes funções do fazer musical. O ritmo observado antes da formação do sentido em sua matriz ligada à formação de ciclos pulsantes está ligado à fisiologia de movimentos externos e internos. Esse ponto de referência abre caminhos para a percepção e a composição de textos rítmicos que podem extrapolar os padrões rítmicos convencionais estabelecidos culturalmente, aproximando as pessoas para a prática musical como expressão e exercício da consciência.

Dia: 14 e 15.11.2009 Horário: 14h00 às 18h00

Local: Sala de Aula

Realização: Oficina de introdução a instrumentos virtuais, sintetizadores e composição

Ministrante - Gleyton Berbet
O minicurso consiste em informações básicas sobre instalação e funcionamento de instrumentos virtuais, dando ênfase nos sintetizadores e conceitos básicos de síntese do som aplicados a composição. O programa de referencia será o fruity loops.

Dia: 14 à 19.11.2009 Horário: 14 e 15.11.2009 das 14h00 às 17h00 / 16 à 19.11.2009 das 18h30 às 21h30

Local: Sala de Música

Realização: Oficina coletiva de prática musical: improvisação e composição

- Percepção auditiva direcionada para ritmo e timbres;
- Escrita musical (notação tradicional e/ou alternativa);
- Estudo de baqueta com técnica de caixa-clara;
- Composição de ritmos e instrumentação/orquestração para execução no conjunto de fontes sonoras disponíveis, a partir de células/sílabas matrizes;
- Prática de Ordem Unida: Marcha
- Preparação física

Nenhum comentário: