segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Elba e Zezinho do Forró levam 30 mil ao MS Canta Brasil





Rodrigo Ostemberg




Nem a ameaça de chuva impediu que 30 mil pessoas curtissem o embalo da música nordestina, ontem (8), na última edição do ano do projeto MS Canta Brasil, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O público “armou-se” com guarda-chuvas e até guarda-sóis, e não perdeu os shows de Elba Ramalho e Zezinho do Forró, artistas que declararam que sentem-se realizados com a carreira musical e com a receptividade da platéia sul-mato-grossense, que dançou a noite inteira ritmos como baião, maracatu, xote, frevo, pastoril, caboclinhos e forrós.

“As pessoas já se identificam com a música nordestina, que já passou da época de ser considerada regional e tornou-se música brasileira”, comemorou Elba, que disse estar muito feliz com o reconhecimento do seu trabalho após ter ganho por dois anos seguidos (2008 e 2009), o prêmio Grammy Latino. “Tenho uma história de luta e essa é minha profissão de fé. É muito positivo que uma iniciativa como o MS Canta Brasil leve a cultura para o povo, afinal, tudo é expressão cultural”, destacou.

Para o compositor Zezinho do Forró o MS Canta Brasil é um projeto que já deu certo e que está sendo realizado de uma forma muito democrática. “O leque abriu. Músicos de diversos estilos estão sendo chamados para participarem do projeto. Shows para grandes públicos como esse não aparecem sempre para a gente fazer. Estou muito satisfeito ter me apresentado junto com a Elba Ramalho, uma artista que sempre admirei. Se o governo do Estado nos oferece estrutura, o nosso show acontece, pois Mato Grosso do Sul é um celeiro de músicos e compositores criativos”, destacou.

Para o presidente da FCMS, Américo Calheiros, este ano o projeto foi muito produtivo. “Houve uma ampla participação do público e de artistas de renome que movimentam a cena artística e cultural do Estado”, lembrou. Ele anuncia ainda que a iniciativa continua em 2010.

MS Canta Brasil

Vanessa da Mata e Chalana de Prata inauguraram o projeto MS Canta Brasil em outubro de 2007. O evento promove a integração das músicas nacional e regional, levando para o palco, montado próximo ao lago do Parque das Nações Indígenas, um artista de renome nacional e outro local. O evento já atraiu cerca de 730 mil pessoas aos shows em 21 edições. O recorde de público ficou com o show de Seu Jorge, que atraiu cerca de 85.000 pessoas.

Pelo Palco do projeto já passaram: Vanessa da Mata e Chalana de Prata; Papas na Língua - Renato Borgueti e Tropeiros da Querência; Alceu Valença e Bojo Malê; Zeca Baleiro e Jerry Espíndola; Mart´nália e Jucy Ibañez; Zélia Duncan e Olho de Gato; Chico Cézar - Arnaldo Antunes, Carlos Colman; Nando Reis e Geraldo Espíndola; Zé Ramalho e Filho dos Livres, Adriana Calcanhoto e Marcelo Loureiro; Jorge Vercillo e Guilherme Rondon; Fafá de Belém e Bêbados Habilidosos; Frejat e Bando do Velho Jack; Fernanda Takai e Agemaduomi; Paralamas do Sucesso e Velho do Rio; Moraes Moreira e Lia Mayo; Banda Moinho - Nikolas Krassik e Banda Grass, Seu Jorge e Balaio Jazz; Jorge Benjor e Simona; Ney Matogrosso e Léo Verão e Daniel Freitas.

O MS Canta Brasil acontece sempre no primeiro domingo de cada mês, a partir das 17h30, ressalvando-se as datas coincidentes com feriados nacionais. A entrada é franca.

Nenhum comentário: