sexta-feira, 6 de novembro de 2009

FCMS anuncia aprovação de 26 Pontos de Cultura em seminário

Na manhã de hoje (6), o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros, durante a abertura do Seminário da Diversidade Cultural, anunciou que 26 projetos propostos para se tornarem Pontos de Cultura de Mato Grosso do Sul já foram aprovados pela análise de mérito do Ministério da Cultura. “Este é um momento muito significativo para o nosso Estado e aproveitei este seminário sobre diversidade cultural para dar esta esperada notícia e confirmar o investimento que estamos fazendo em nossas expressões culturais”, destacou.

Na ocasião, Calheiros fez uma explanação sobre a gestão cultural no Estado, na qual deu destaque às parcerias com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do SUl, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Coordenadoria Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e outras instituições ligadas aos idosos e à crianças e adolescentes. “Já sabemos que a nossa cultura é uma grande representante da diversidade cultural brasileira, só pelas expressões dos diversos povos que vivem em nosso Estado. Mas, creio que temos muito mais diversidade por aqui, que ainda desconhecemos", lembrou o presidente da FCMS.

Segundo a Coordenadora Geral da Gestão dos Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, Eliete do Carmo Braga, os projetos proposto pelas entidade de Mato Grosso do Sul, neste segundo edital dos Pontos de Cultura, foram muito bem feitos. “Os planos de trabalho são de alto nível se comparados com os de outros estados. Acredito que no primeiro edital os projetos não atendiam as exigências do programa Cultura Viva, já que a nossa burocracia é muito grande. Nem sempre os estados conseguem se adequar no primeiro edital. Mas, estamos felizes que dessa vez tudo tenha dado certo”, comemorou. A especialista sugere que a FCMS continue investindo nas oficinas de elaboração de projetos culturais e implemente oficinas sobre prestação de contas, manutenção de acervo dos Pontos de Cultura, economia solidária, trabalho em rede e promova a interlocução entre os Pontos de Cultura do Estado, do Brasil e com outros programas e ações governamentais. A análise de mérito dos futuros Pontos de Cultura aconteceu nesta quinta (5) e sexta-feira (6), por meio da visita de técnicos do Ministério da Cultura, na Capital.

Estiveram presentes no seminário, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula e o presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande, Athayde Nery.

Nenhum comentário: