domingo, 22 de novembro de 2009

Morre aos 71 anos, o artista plástico Jorapimo




Fonte: Capital do Pantanal
Por: Mariana Conte
Morre aos 71 anos, o artista plástico Jorapimo




Jorapimo fazia tratamento há dois anos em Campo Grande


Quadro da fase expressionista do pintor


Corumbá(MS) – Morreu nesta madrugada, 22 de novembro, em Campo Grande, aos 71 anos, o artista plástico corumbaense José Ramão Pinto de Moraes, o Jorapimo. Ele estava internado no Hospital Universitário onde tratava de uma grave doença renal. Ele iria completar 72 anos na próxima terça-feira (24).

A família afirmou ao Capital do Pantanal que irá trazer o corpo do artista para ser velado e enterrado em sua terra natal. Jorapimo era tio da jornalista Sylma Lima e deixa mulher Lenir e filha Simone.

Renal crônico, Jorapimo que eternizou cenários de sua terra natal, foi obrigado a deixar Corumbá há dois anos, em busca de tratamento médico especializado na Capital.

Obra

O Pantanal foi sua grande inspiração. Ele retratou a natureza e o homem que nela vive também os casarios do porto de Corumbá, barcas e pescadores. O corumbaense participou de diversas mostras coletivas e individuais em Campo Grande, Corumbá, Cuiabá, São Paulo, Rio Claro, Campinas e Vitória. Suas obras já foram expostas também no Japão, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Jorapimo foi um dos fundadores da Associação Mato-grossense de Artes (AMA). Segundo a crítica de arte Aline Figueiredo, Jorapimo foi o introdutor da pintura moderna no Estado.

Grande Perda

O Senador Delcídio do Amaral lamentou na manhã deste domingo o falecimento do artista plástico, que segundo ele é uma grande perda para as artes de Mato Grosso do Sul. "Ninguém melhor do que ele para retratar através das cores as belezas da nossa região. Era um artista extraordinário, de uma sensibilidade e criatividade incrível", enfatizou.

Um comentário:

Cristiano Contreiras disse...

parabéns pelo conceito e proposta do blog desenvolvido aqui, já seguirei! abs