terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fundação de Cultura lança hoje documentário Vozes da Dança

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), lança hoje (24) o documentário Vozes da Dança. O evento será no Museu de Arte Contemporânea, às 19h30.

O vídeo é baseado em depoimentos de coreógrafos, bailarinos e diretores, com o objetivo de refletir sobre a dança a partir da visão de mundo de importantes nomes desta arte em Mato Grosso do Sul. Foram entrevistados Beatriz de Almeida, Blanche Torres, Célio Adolfo, Chico Neller, Edson Clair, Gisela Dória, Jair Damasceno, Léa Magrini, Márcia Rolon, Maria Helena Pettengill, Marilu Guimarães, Neide Garrido, Rodolpho Leoni, Rosana Cintra, Sandramaria Goncalves Gomes, Sarah Figueiró, Sônia Rolon e Suzana Leite, nomes fundamentais na estruturação da dança no estado e que em sua maioria continuam desenvolvendo importantes trabalhos nesta área.



O material faz parte de um projeto de documentação da memória da dança de MS, que inclui o livro “Vozes da Dança”, com perfis biográficos dos mesmos artistas presentes no vídeo.



As gravações foram feitas em abril de 2009, em estúdio, abordando principalmente o que é a dança e a dança feita pelo artista. O foco é a reflexão maior sobre a dança cênica, incluindo discussões sobre o belo na arte, a dança em Mato Grosso do Sul, formação e ensino, modalidades como o balé clássico, a dança de rua, moderna, contemporânea, flamenca, entre outras reflexões. A conversa é alinhavada a partir de depoimentos e performances em estúdio, também com algumas imagens de arquivo de videodanças e espetáculos apresentados, sempre a partir da escolha de cada um, convidado a construir essas respostas com a equipe do documentário.



“É necessário registrar os passos da arte e da cultura sul-mato-grossense através dos diversos recursos disponíveis, em livros, dvds, internet, entre outros, mídias que possibilitam assegurar para as gerações de agora e do futuro o conhecimento e o encantamento por essas manifestações”, destacou o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.



Com 33 minutos de duração, o documentário foi realizado em parceria com a TV Brasil Pantanal e a VCA Filmes.

Nenhum comentário: