quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cinema d(e) Horror exibe esta noite o filme “Trem da Vida”

Nesta quarta-feira (18), às 18h30, acontece na Sala Rubens Corrêa, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a última sessão do projeto Cinema (d)e Horror de 2009. O encerramento contará com a presença da coordenadora do projeto, Rosana Zanelatto, que mediará o debate sobre o filme “Trem da Vida”. A entrada é franca e o filme tem classificação de 14 anos.

O filme Trem da Vida (França/Bélgica/Holanda/1998) tem classificação de 14 anos e trata do tema do Holocausto da Shoah de uma maneira diferente da habitual. A ação se inicia quando, em 1941, um vilarejo judaico é ameaçado pelo anúncio da chegada de soldados alemães. Schlomo, o “clown” (palhaço) da trama, traz a notícia até o conselho dos sábios da aldeia. Depois de discutir a situação, o próprio Schlomo sugere a simulação de um trem nazista, com prisioneiros a serem levados para um campo de concentração. Porém, o verdadeiro destino da população do trem é a Palestina, a "terra prometida", passando por um trajeto que cobrirá toda a Europa chegando aos confins da Rússia. Durante a viagem, os passageiros passam por situações hilárias e trágicas, mostrando que os judeus não eram uma massa homogênea como fazem crer os manuais de história ou mesmo outras produções cinematográficas sobre o mesmo tema. As diferenças vêm à tona e os “viajores” chegam, por vezes, a se estranharem moral e eticamente. O filme recebeu o prêmio do público no Festival de Cinema de Sundance em 1999 e no Brasil, venceu os prêmios de Melhor Filme eleito pela crítica e pelo público na 22ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Rosana Zanelatto é professora do curso de graduação em Letras e do Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS e Doutora em Letras/Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).

Projeto Cinema (d)e Horror

O projeto Cinema (d)e Horror, que está em seu segundo ano, é desenvolvido pelo Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O projeto oferece ao público local duas exibições de filmes por mês. O objetivo do projeto é promover reflexões por meio de debates que acontecem a partir de filmes que tratam da categoria “Horror”, possibilitando uma melhor compreensão do universo artístico contemporâneo e da conflituosa natureza humana. Após a exibição do filme é realizado um debate, com abordagem crítica sobre o filme, relacionando-o a obras literárias que também tratam do “Horror”. As exibições em 2010 começam no mês de março.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1792.

Nenhum comentário: