sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cristovam Buarque participa do Diálogos Contemporâneos em CG

Para ministrar palestra sobre “A cultura como parte da formação educacional dos brasileiros”, estará em Campo Grande nesta segunda-feira, dia 16, o senador da República pelo Distrito Federal Cristovam Buarque, como convidado do projeto Diálogos Contemporâneos. Buarque é conhecido por sua defesa intransigente da educação como o caminho para o desenvolvimento e a justiça social.

Cristovam Buarque foi o primeiro reitor eleito da UnB (Universidade de Brasília) e fez história ao fazer com que a instituição de ensino se tornasse, nos anos 80, uma referência nas discussões acadêmicas e políticas nacionais e mundiais. O então reitor abriu o campus para a sociedade e, pela primeira vez, deu voz a movimentos sociais que viriam a se consolidar no cenário nacional, como os seringueiros liderados por Chico Mendes na Amazônia.

Também foi na UnB que Cristovam Buarque estabeleceu as linhas gerais de seu pensamento sobre desenvolvimento econômico e inclusão social, presentes nos 20 livros que escreveu. Uma das expressões cunhadas pelo senador é “apartação”, como ele classifica o verdadeiro apartheid social existente no Brasil, com pobres condenados a ser pobres por falta de estudo e oportunidades.

Outra expressão difundida por Buarque é “igualdade de oportunidades” que, segundo ele, só é possível com investimentos maciços em educação. Outro conceito – choque de ética no capitalismo - inclui o componente ética no sistema econômico como essencial para a redução das desigualdades.

Serviço – As palestras do projetos Diálogos Contemporâneos acontecem no plenário da Câmara Municipal, a partir das 20:00 horas, com entrada gratuita

Nenhum comentário: