sábado, 21 de novembro de 2009

Cine Brasil exibe o “Circuito Urbano” em novembro

Na próxima semana, de terça a sexta-feira (24 a 27), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe o “Circuito Urbano” na programação de novembro no "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, toda última semana do mês, às 18h30.

O Circuito Urbano reúne filmes das décadas de 50, 60 e 70 com diferentes situações da História Brasileira, abordando as transformações do cotidiano daquelas pessoas que lutavam e acreditavam em uma vida melhor e de outras que se encontram confusas com os benefícios da modernidade.

Na terça-feira (24), será exibido o filme “O Canto do Mar” (87’/SP/FIC/1953/PB/10anos), com direção de Alberto Cavalvanti. O filme conta a história de retirantes da seca que foram para o litoral, na primeira etapa da migração em direção ao sul, que encontraram em seu caminho loucura, miséria, traições e desesperança da qual o menino-protagonista deseja escapar. Uma das famílias compõe-se do pai envelhecido, inválido e um pouco desequilibrado, da mãe lavadeira e do filho, ainda jovem, mas já encarregado da subsistência dos seus familiares. A procura de uma saída favorece a desintegração dessa família. Elenco: Margarida Cardoso, Cacilda Lanuza, Aurora Duarte, Antonio Martineli, Ernani Dantas, Fernando Becker, Luiz Andrade, Alberto Vilar, Rui Saraiva, Alfredo Oliveira, Débora Borba, Glaucia Bandeira, Maria do Carmo Xavier e Miria Nunes.

Na quarta-feira (25), é a vez do filme “Bebel, Garota Propaganda” (103’/SP/FIC/1967/PB/14anos). Baseado em texto de Ignácio de Loyola Brandão, é o primeiro longa-metragem de Maurice Capovilla, feito com poucos recursos e com a colaboração do cineasta Roberto Santos. A partir da trajetória de uma moça ansiosa por sucesso, o filme questiona os valores veiculados pela indústria cultural e a banalização da mulher. Na saída de bairro pobre de São Paulo, uma garota procura a fama na publicidade e na televisão por meio de ligações amorosas com um jornalista, um ricaço, um produtor de TV e um publicitário. Ao ser contratada como modelo de anúncio de sabonete, imagina que sua vida vai mudar para melhor. Elenco: Rossana Ghessa, John Herbert, Paulo José, Geraldo d'el Rey, Washington Fernandes Maurício do Valle, Fernando Peixoto, Joana Fomm, Apolo Silveira e Norah Fontes.

Na quinta-feira (26), será o exibido o filme “São Paulo Sociedade Anônima” (107’/SP/FIC/1965/PB/12anos) com direção de Luiz Sérgio Person e relata um grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal. Elenco: Walmor Chagas, Darlene Glória, Eva Wilma, Ana Esmeralda, Otelo Zeloni, Nadir Fernandes, Osmano Cardoso, Silvio Rocha, Armando Paschoal, Altamiro Martins, Armando Sganzerla, Etty Fraser, Kleber Macedo, Carmen Maria, Cecilia Rabelo, Lenoir Bittencourt e Mari.

Na sexta-feira (27), para finalizar será exibido o filme “Bang Bang” (85’/SP/FIC/1970/PB/10anos), com direção de Andréa Tonacci. O filme relata o ator de um filme em realização vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado, sua auto-imagem.... A comicidade, os motivos da perseguição, as situações, os personagens, a cenografia, os diálogos e a trilha sonora, que utiliza temas conhecidos de outros filmes, remetem a símbolos, metáforas e à recusa da possível lógica narrativa, permitindo ao espectador uma sensação análoga à do personagem central. Uma viagem bem humorada e visualmente moderna. Elenco: Paulo César Pereio, Jura Otero, Abrão Farc, Ezequias Marques, Thales Pena, Antônio Naddeo.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Audiovisual da FCMS pelo telefone 3316-9166 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.

Nenhum comentário: