sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Volvo anuncia o seu caminhão "100% verde" e seus novos motores Euro 6

 

                                           Volvo FM Electric - Divulgação

LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA/AUTOMOTRIX

Na Fenatran 2022, os lançamentos em destaque da Volvo foram os motores padrão Euro 6 dos pesados FH, FM e FMX e o semipesado VM, com um novo propulsor de 8,0 litros, de fabricação própria da Volvo – o anterior era da MWM.


A marca sueca contabilizou mais de R$ 2 bilhões em negócios no evento, mas o que mais atraiu a atenção em seu estande não estava à venda.


A maioria dos visitantes concentrava-se em torno do FM Electric, a versão 100% “verde” do semipesado.


“A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também. A intenção é avaliar as primeiras unidades em testes com transportadores brasileiros em diferentes operações. Logo, anunciaremos o plano comercial”, avisou Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.


O FM Electric é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. Em 2019, a marca foi a primeira entre os fabricantes tradicionais a oferecer caminhões 100% elétricos. Produzindo em série modelos semipesados e pesados, atualmente, a Volvo tem uma oferta completa desses tipos de veículo na Europa (onde é líder em elétricos) e nos Estados Unidos.


O FM Electric tem opções com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração, que recuperam a energia quando o pedal é acionado – uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, nas quais as frenagens e arrancadas são constantes.


Ao fim da jornada diária de trabalho pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua.


O FM Electric tem potência de até 490 kW, o equivalente a 666 cavalos. Equipado com a caixa de câmbio I-Shift, é um veículo para uma série de operações, desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.


O novo caminhão tem baixíssimo nível de ruído, o que o torna uma boa opção para executar tarefas urbanas e à noite. Pode até ser utilizado ainda em ambientes fechados como galpões e armazéns. Outra vantagem é que o veículo oferece pouca vibração, garantindo um ambiente mais confortável para os motoristas que encaram longas horas ao volante.



A reciclabilidade do FM Electric é alta. Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma segunda vida de mais de duas décadas, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica. A Volvo pretende reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. A meta é, inclusive, se antecipar aos pactos governamentais com esse objetivo.


“Isso passa por várias tecnologias, como motores de combustão cada vez mais avançados, usando combustíveis de origem não fóssil, caminhões elétricos à bateria e elétricos movidos por células de hidrogênio, para percorrer distâncias mais longas. Nossos engenheiros estão continuamente projetando veículos cada vez mais limpos e oferecendo novas formas de melhorar a capacidade de transporte, sempre associando com recursos sustentáveis. O compromisso da Volvo com a sociedade e o planeta é de longa data”, assegura Lirmann.

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