quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

3 Copas do Mundo, 7 bolas de ouro e mais: Confira todos os títulos e premiações de Pelé

 

                                                         Foto: Divulgação

Bolavip Brasil


O Rei do Futebol colecionou conquistas de extrema relevância para o mundo do futebol durante sua vida 


Quando se pensa em futebol e nos grandes jogadores do esporte um nome é obrigatório: Pelé. O Rei do Futebol, como era conhecido, durante sua vida e sua carreira deixou seu nome marcado na história da modalidade. Ele fez história com a camisa do Santos e com a amarelinha da Seleção Brasileira. O fato dele ser tratado como o Maior Jogador da História do Futebol se faz pelas suas conquistas individuais, recordes e títulos relevantes conquistados.


Um detalhe que ainda vale se destacar em relação ao Rei do Futebol é o fato de que além do Alvinegro Praiano e da Seleção Canarinho, o único time que o histórico camisa 10 defendeu foi o New York Cosmos, dos Estados Unidos. Pelé é tão relevante que é o maior da história do futebol sem ter defendido um time europeu. Agora, vamos conferir os títulos que credenciam a história do Rei, de acordo sua biografia no site Wikipedia.


   

Títulos: 


Pelo Brasil, Pelé conquistou: 3 Copas do Mundo, 3 Taças Oswaldo Cruz, 2 Copas Rocca, 1 Taça do Atlântico e 1 Taça Bernardo O'Higgins. Pelo Santos, ele venceu: 2 Copas Libertadores, 2 Mundiais de Clubes, 6 Campeonatos Brasileiros, 1 Supercopa Sul-Americana, 1 Recopa dos Campeões Intercontinentais, 3 Copas Rio-São Paulo e 10 Campeonatos Paulistas. No New York Cosmos, ele só venceu uma vez a North American Soccer League, na temporada de 1977. 



Ao todo, Pelé foi premiado com 7 bolas de ouro da France Football e, além disso, ainda recebeu uma bola de ouro da FIFA no ano de 2013 e foi eleito para o Dream Team da Bola de Ouro em 2020. Ainda vale destacar que ele foi eleito o melhor jogador do século XX em diferentes premiações. Ele venceu o prêmio pela FIFA, pelos ganhadores da Bola de Ouro da France Football, pela IFFHS, e ainda foi eleito o esportista do século pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Reuters. Pela Golden Foot, ele foi eleito o melhor jogador, que já jogou futebol de todos os tempos. 


 

Pelé ainda tem prêmios de melhor brasileiro e melhor sul-americano do século pelo IFFHS, personalidade do esporte pela BBC, Prêmio Laures, foi incluído no National Soccer Hall of Fame, Seleção do futebol do Século XX, eleito pela Time como uma das pessoas mais importantes do século, incluído no Melhor time de todos os tempos pela Word Soccer, Top 100 melhores jogadores vivos e Top 100 jogadores de Copa do Mundo e o prêmio Centenário da FIFA. 


Além de todas essas conquistas individuais, ele ainda possui artilharia de diferentes competições, destaque para o prêmio de goleador dos 2 Mundiais do Santos, de 1 Libertadores e de 3 edições do Brasileirão. Pelé ainda foi revelação da Copa de 1958, melhor jogador da Copa de 1970 e melhor jogador e artilheiro da Copa América de 1959. 


O Rei ainda conquistou algumas honras pelo que fez no futebol, entre eles, Ordem de Mérito da FIFA, Cidadão do Mundo pela ONU, Embaixador da Boa Vontade pela UNESCO, Cavaleiro da Ordem de Rio Branco, Cavaleiro Celibatário da Ordem do Império Britânico (honorário), Comandante da Ordem de Rio Branco após marcar seu milésimo gol, Cruz da Ordem da República da Hungria, Ordem da FIFA em homenagem aos seus oitenta anos como instituição esportiva, Ordem do Mérito da América do Sul pela CONMEBOL, Ordem dos Campeões pela Organização da Juventude Católica dos Estados Unidos, Ordem Nacional do Mérito pelo governo do Brasil, Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial, Ordem do Mérito Cultural pelo governo do Brasil e Ordem Olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional.

Nenhum comentário: