quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Zeca critica Riedel ,PT fica sem cargo no primeiro escalão

 

                                           Zeca do PT criticou escolhas de Riedel (Foto: Kísie Ainoã) 

Por Jhefferson Gamarra 

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (27), o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) bateu o martelo sobre os titulares do primeiro escalão da futura gestão e garantiu a participação do PT (Partido dos Trabalhadores), porém, apenas em subsecretarias temáticas e sem autonomia administrativa e financeira.


Nós temos cargos disponíveis sugeridos pelos parlamentares do PT na agricultura familiar, no atendimento as comunidades indígenas e em várias estruturas de governo, então eles vão participar. Eu só não fico nessa discussão pela imprensa, eu sento com os parlamentares e converso sobre orientação. A politica pública está muito bem desenhada e pessoas que possam contribuir e executá-las serão muito bem-vindos. Temos nomes sugeridos pelo próprio partido para ocupar áreas especificas da agricultura familiar, povos originários e comunidades tradicionais”, comunicou o futuro governador.


A participação apenas em cargos do 3º escalão (abaixo dos secretários titulares e secretários executivos) frustra a expectativa dos petistas que exigiam o comando de uma Secretaria de Estado para compor a base do governador tucano na Assembleia Legislativa.



Após o anúncio feito pelo futuro chefe do Executivo, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) informou que irá reunir a cúpula petista para avaliar a proposta. “Isso já era esperado, vamos ter que nos reunir diante dessa situação e discutir se vamos aceitar os cargos que foram ofertados ou se vamos ficar na oposição de independência. Hoje estamos no Governo Federal que tem a pretensão de fazer um governo em parceria com os estados. Temos muita coisa que levar em consideração antes de tomar uma decisão”, frisou.


Diferentemente da opinião apaziguadora do colega de partido, o ex-governador e deputado estadual eleito, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, classificou Eduardo Riedel como “boçal”, afirmando que o futuro gestor está caminhando para um governo autoritário ao tratar o partido com desprezo.


"Não me surpreende essa posição do Riedel, até porque a gente vai conhecendo as pessoas na medida em que o tempo passa. Do pouco tempo que conheço o Riedel, sempre percebi nele uma figura absolutamente diferente do Reinaldo. Arrogante, sangue azul, típico da elite do Estado, que pensa que pode tudo e que ninguém mais pode nada. É um boçal da política que acha que pode dobrar a coluna vertebral de todo mundo, comigo não", disparou Zeca.


Na avaliação do ex-governador, se não fosse pelo apoio do Partido dos Trabalhadores, o tucano não teria vencido o adversário Renan Contar (PRTB) no segundo turno da eleição para governador.


"Ele sabe que sem o PT ele não ganhava eleição e nós temos clareza que fizemos o melhor, porque pior seria o tal do capitão chefe de cozinheiro, né? Eu acho que, como ele muito ligado ao Reinaldo, talvez o Reinaldo consiga minimamente dirigir ele para aquilo que foi melhor para o Estado, até porque ele vai precisar do PT lá na frente. Ele não sabe a confusão que ele está arrumando pra ele mesmo, o meu comportamento na Assembleia vai ser o mais duro possível na fiscalização de todos os atos do Riedel", finalizou. 

 

CAMPO GRANDE NEWS

Nenhum comentário: