quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Novas regras da CBF definem que futebol de MS terá dois representantes na Copa do Brasil em 2024

 

Novas regras da Copa do Brasil levam em conta ranking das federações; FFMS começa 2023 na penúltima posição geral

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu novas regras para a Copa do Brasil a partir de 2024, possibilitando que Mato Grosso do Sul envie dois representantes para a competição.


Desde 2019, MS só enviava um representante para a Copa do Brasil. Agora, segundo os novos critérios, a confederação não considera o ranking de clubes e distribui as vagas às federações estaduais - incluindo a FFMS (Federação de Futebol de MS).


A vaga para a competição eliminatória era prevista apenas ao campeão Estadual e agora deve ser passada também ao vice. Vale lembrar que é somente o Operário que representa MS na Copa do Brasil em 2023.


 

Quais as mudanças na Copa do Brasil?

Conhecida como a competição mais democrática do Brasil, a Copa do Brasil reúne 92 clubes de todas as regiões do país. O critério técnico de participação em 2024 segue as seguintes orientações:


Critério 1: 12 vagas, para os clubes classificados para a CONMEBOL Libertadores de 2024, os

campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 e clubes

complementares oriundos do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023, respeitando a ordem da

classificação final, caso seja necessário para se completar as 12 vagas;


Critério 2: 80 vagas, para os clubes classificados nas competições estaduais de 2023,

excluídos os clubes já identificados no critério 1;


No caso, MS se enquadra no segundo critério. De acordo com o critério 2, a distribuição de vagas por Estado deverá ter como base no posicionamento de cada federação no RNF (Ranking Nacional de Federações) de 2024.


O 1º e 2º lugar dispunham de 6 vagas; do 3º ao 5º ficam com 5; do 6º ao 14º tem direito a 3 vagas; e do 15º ao 27º ficam com apenas 2.


 

A FFMS começa 2023 na penúltima posição geral da RNF, ou seja, tem direito a duas vagas. Segundo o regulamento, as duas vagas devem ser obrigatoriamente direcionadas ao 1º e 2º colocados no campeonato estadual da Série A.


Copa do Brasil 2023

A primeira fase da Copa do Brasil está prevista para os dias 22 de fevereiro e 1 de março. Nesta etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase. A segunda fase seguirá o mesmo formato de disputa. Os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase da competição.


Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio onde todos os clubes poderão se enfrentar.

Nenhum comentário: