quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

União ABC se prepara para representar o Estado na Copinha pela quarta vez

 

Atual campeão estadual, o time campo-grandense reforçou o elenco para disputar o campeonato em São Paulo com 14 jogadores vindos da cidade de Teutônia, no Rio Grande do Sul

JUDSON MARINHO

Em preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha), desde o mês de outubro, o União ABC Sub-20 representará no próximo ano Mato Grosso do Sul pela quarta vez em sua história, repetindo os feitos de 2016, 2020 e 2022.


O elenco conta com oito jogadores que atuaram na edição passada do campeonato, disputada neste ano de 2022, e sete estreantes na competição.


O clube fechou uma parceria com o time Ivo 10 Academy da cidade de Teutônia (RS) e trouxe para Campo Grande mais 14 atletas do Rio Grande do Sul.


De acordo com o técnico do time Sub-20, Antônio Carlos Mussi da Silva (Toninho Mussi), o objetivo do clube é melhorar a última campanha que foi feita pelo União ABC na Copinha.



“Desde outubro, temos o foco total na copinha. Estamos trabalhando focados em melhorar para realizar uma grande copinha, queremos superar o resultado da nossa última participação”, disse o técnico.


Em meio aos treinos de preparação para a competição, o União ABC jogou um amistoso contra o time profissional do Operário, nessa sexta-feira (23), o Galo recentemente apresentou o seu elenco que vai disputar o campeonato sul-mato-grossense de 2023.


Com mais tempo de entrosamento, o time de jovens jogadores conseguiu um bom resultado, empatando em 2 a 2 contra o Galo, no estádio Olho do Furacão, em Campo Grande.


“Sobre o amistoso, foi nosso grande teste, por jogar com atletas profissionais e de alto nível. O jogo foi 2x2, saímos na frente e sofremos o empate após fazer trocas para fazer análises com os novos garotos. No geral, gostamos do que vimos e temos esperanças de fazer uma excelente participação na copinha, sabendo das nossas limitações”, analisou Toninho Mussi.


O amistoso, segundo o jogador Vinícius Macedo, foi um bom teste contra jogadores profissionais, em que o time mostrou entrosamento dentro de campo.


“Foi um teste muito importante para a nossa equipe. Pudemos ver que estamos bem entrosados, conseguimos manter a intensidade o jogo inteiro, e eu creio que estamos indo muito forte para esta Copa São Paulo”, declarou o atacante do União ABC.


Nesta próxima edição da Copinha, o União ABC foi sorteado no grupo dois, onde terá como adversários o Mirassol (SP), a Chapecoense (SC) e o Inter de Minas (MG).


A estreia do tricolor campo-grandense será contra o time do Mirassol, no dia 3 de janeiro, às 16h45min (horário de MS), no estádio Municipal Manoel Francisco Ferreira, na cidade de Bálsamo (SP).


Analisando o grupo, o técnico Toninho Mussi acredita que o União ABC caiu contra equipes tradicionais do futebol brasileiro.


“Nossos adversários são equipes tradicionais e têm mais jogos que nós no ano, dando uma minutagem muito maior de jogo. Mas nosso intuito é surpreender e fazer nosso jogo”, destacou Mussi.


NOVA OPORTUNIDADE

O atacante Vinícius dos Reis Macedo (Joaninha), 20 anos, será capitão do União ABC na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023.


Um dos principais jogadores do elenco, Vinícius é remanescente da campanha do União na edição 2022, quando o clube disputou três jogos e foi eliminado ainda na fase de grupos.


Em entrevista ao Correio do Estado, o atleta afirmou que a experiência de ter disputado a edição passada pode agregar no seu desempenho nesta nova oportunidade de representar o Estado na competição de base.


“Ajuda bastante essa experiência. A gente sabe que o nível da competição é bem forte e diferente. Então, temos de nos preparar bastante e trabalhar muito para chegar forte na Copinha”, declarou Joaninha.


A Copinha é uma grande vitrine para os jogadores de base mostrarem o seu futebol para diversos times do Brasil e do Mundo. Entendendo essa importância, Vinícius valoriza a Copa São Paulo e a chance de mostrar o seu talento individual dentro do jogo coletivo do União ABC.


“Com certeza, quero alcançar algo melhor na vida, poder dar condições melhores para a minha família. Mas não é só isso, a minha expectativa é de fazer uma boa campanha com a equipe. Se todo mundo estiver bem, a equipe flui, o talento individual aparece”, disse o jogador.


RETROSPECTO

Experiente na Copa São Paulo, esta será a terceira edição seguida que o clube pentacampeão estadual, União ABC, representa o Estado. O seu melhor desempenho na competição foi em 2020, quando o clube classificou para a segunda fase da Copinha, em um grupo com Chapecoense (SC), São Raimundo (RR) e União Suzano (SP).


Na fase eliminatória de jogo único, o clube foi eliminado pelo Grêmio (RS) por 1 a 0, equipe que posteriormente foi a vice-campeã da edição. Neste ano, o União jogou na cidade de Iacanga, onde enfrentou o time da cidade, o Santa Cruz (PE) e o Novorizontino (SP).


Podendo se classificar para a próxima fase na última rodada do grupo, o representante do Estado perdeu de 5 a 0 para o Novorizontino, sendo eliminado da edição com uma vitória e duas derrotas.


O União ABC tem 10 jogos nas três edições da Copinha até agora disputadas, foram quatro vitórias, seis derrotas e nenhum empate até o momento.

 


 Além do União ABC, Mato Grosso do Sul também terá outra equipe de Campo Grande representando o Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Esporte Clube Comercial garantiu a segunda vaga do Estado na competição, o Colorado vai enfrentar no torneio de base: Capivariano (SP), Penapolense (SP) e o Cruzeiro (MG). Os jogos do Comercial serão disputados na cidade de Penápolis, em São Paulo.

Nenhum comentário: