quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Pelé morre aos 82 anos

 

                                              Foto; Agência Brasil

Ídolo nacional, Edson Arantes do Nascimento estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde o dia 29 de novembro


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo. O craque do futebol estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde o dia 29 de novembro devido a um tumor de cólon identificado em setembro de 2021. O ex-atacante já não respondia a quimioterapia e estava sob cuidados paliativos.



A lenda dos campos


Pelé nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações (MG), filho do jogador João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, e de Celeste Arantes. O primogênito de três irmãos, recebeu o nome em homenagem ao inventor estadunidense, Thomas Edison, no qual seu pai era fã.


Apelidado pela família de Dico, Edson recebeu o nome que lhe traria fama na escola, devido a forma que o craque falava do seu jogador favorito, Bilé, goleiro do Vasco da Gama de São Lourenço.


Aos 10 anos, após o Brasil perder para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, Pelé prometeu aos seu pai, que chorou com a derrota, que venceria um Copa do Mundo por ele.


De família humilde, Pelé cresceu em Bauru (SP), onde sua primeira equipe, Sete de Setembro, rua que fazia esquina da residência da família do jogador. Logo depois, entrou para o Ameriquinha, primeiro time onde Pelé usou chuteiras.


A terceira equipe, o Baquinho, time infanto-juvenil de Bauru, rendeu ao jovem o bicampeonato da liga local, ganhando visibilidade para seguir o sonho do jogador. A partir do contato com Waldemar de Brito, Pelé foi para o Santos.



Pelé foi três vezes vencedor da Copa do Mundo, maior artilheiro de todos os tempos com 1,283 gols, Jogador de futebol do século da FIFA e Embaixador Global e Humanitário.


Histórico do atleta

Aos 15 anos, em 1955, tornou-se jogador profissional pelo Santos. E, um ano depois, aos 16 anos, jogou pela seleção brasileira.


Em 1962, Pelé foi vitorioso campeão da Copa do Mundo, Campeão Paulista, Campeão Brasileiro, apeão da Taça Libertadores da América e Campeão do Mundial Interclubes.


Teve o primeiro contato com a Rainha Elizabeth II em 1968, na ocasião que foi a única visita da monarca ao Brasil, período de ditadura militar, pôde assistir, acompanhada do Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, uma partida no Maracanã entre seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo com público com mais de 100 mil espectadores.


Na partida, Pelé fez um dos gols da vitória dos cariocas sob os paulistas, sendo o 900º de sua carreira, com o placar de 5 a 3. A realeza quem entregou o troféu ao craque.



Já em 1997, o jogador foi condecorado como Cavaleiro da Coroa Britânica, porém, o título de "sir" só pode ser utilizado para os britânicos.


Pelé foi nomeado ministro do esporte em 1995 no governo Fernando Henrique Cardoso. Porém, em 29 de abril de 1998, Pelé solicitou a exoneração do cargo.


O rei do futebol também foi nomeado em 2010 presidente honorário do New York Cosmos, time de futebol onde o camisa 10 jogou na reta final de sua carreira, entre 1975 e 1977.


Seu time do coração, Vasco, agraciou o jogador em 2021 com o título de sócio honorário do clube.


Vida pessoal


O craque chegou a namorar a então modelo Xuxa entre 1981 e 1986.


- homenagem do santos que acrescentou em cima do brasão uma coroa simbolizando o seu camisa 10


- Mãe do craque, Celeste Arantes, atualmente vive em Santos aos seus 100 anos. Foi mãe do seu primogênito aos 18 anos. 


- Filha não assumida (Sandra), morreu de câncer


- FIlho Edinho 

Nenhum comentário: