Foto: Divulgação
Cubos de tomate congelados estavam por trás de um surto de Salmonella Typhimurium na Finlândia em 2021, porém o resultado do estudo, só foi divulgado agora. A Salmonella é um gênero de bactérias, popularmente chamada de salmonelas, conhecida há mais de um século.
Acredita-se que seja o primeiro surto no país ligado a um produto de tomate congelado, já que a cepa não havia sido detectada na Finlândia antes. Várias pessoas relataram sintomas após as refeições no final de janeiro de 2021 em um restaurante no oeste da Finlândia, de acordo com o relatório do estudo publicado na Revista Eurosurveillance.
O Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar (THL) foi informado de 44 pacientes relacionados ao surto. As autoridades Alimentares Finlandesa se juntaram a investigação epidemiológica e microbiológica do caso.
Foram testados cubos de tomate de diferentes lotes. Uma das duas amostras coletadas do atacadista local em fevereiro foi positiva para Salmonella. No entanto, os cientistas não conseguiram rastrear a origem da contaminação.
O fabricante decidiu suspender as vendas do produto. Na Finlândia, não existe orientação por parte do governo para cozimento do produto, mas de acordo com o atacadista, após o surto é melhor cozinhar o tomate congelado antes do consumo.
Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicados periodicamente em nosso portal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário