quinta-feira, 9 de junho de 2011

Projeto Teatro na Arena completa um mês de espetáculos

Ontem, 8 de junho, o projeto “Teatro na Arena”, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), completa um mês.

No dia 12, próximo domingo, será apresentado o espetáculo “Piratas do Caribe em O Medalhão Mágico”, do grupo Plenart, às 15h, na arena do Horto Florestal.

Já passaram pelo Teatro na Arena os grupos: Cia. de Boneco Tareco Treco com a peça “Vó Guilé Já Dizia, Zé Jacaré Já Contava: Se Correr o Bicho Peca, se Ficar o Bicho Come”, Cia. Identidade Teatral com “O Rei Que Não Sabia Rir”, grupo Adote com a peça “João e Maria” e Prisma Grupo de Teatro com a peça “Arco Íris”.

O Projeto Teatro na Arena tem atraído cada vez mais grupos de teatro com interesse em apresentar com o apoio da Fundac. Além disso, o público tem sido cada vez mais presente. Exemplo disso é que na estréia do projeto, no dia 8 de maio, cerca de 70 pessoas compareceram, e havia dois grupos agendados para se apresentarem por meio do projeto. Já no terceiro domingo, mais de 350 pessoas estavam na arquibancada, e na agenda nove espetáculos estavam inscritos para os próximos domingos.

Parceria

Para realizar o projeto, existe a parceria da Fundac junto aos grupos teatrais. A Fundac libera o recurso financeiro para que locução, além da divulgação e o equipamento de som, enquanto que os grupos, em contra-partida, apresentem os espetáculos com entrada gratuita. O recurso oferecido pela Fundac não tem caráter de cachê, mas é uma ajuda de custo para os grupos que tem interesse em apresentar seu trabalho no local.

Os grupos de teatro ficam livres para a “passar o chapeu” pelo público no final do espetáculo, momento em que as pessoas costumam gratificar o elenco pela apresentação, sendo assim mais um ganho para o grupo teatral.

As peças são apresentadas sempre aos domingos às 15h por ser um horário mais adequado para que os pais possam também levar seus filhos para assistir, afinal, todos os espetáculos são de classificação livre e a maioria tem como público-alvo as crianças.

“O projeto Teatro na Arena está sendo um instrumento para que a população de Campo Grande crie o hábito de assistir peças de teatro, para assim, até valorizar mais e reconhecer a classe teatral da cidade. O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam mais próximas da cultura, tendo a arte acessível a elas em seus dias de folga do trabalho e da correria do dia-a-dia”, comentou o presidente da Fundac, Roberto Figueiredo, sobre o aniversário de um mês do projeto.

Quem ganha com esta troca é a população campo-grandense, que pode assistir aos espetáculos e conhecer um pouco mais da arte da nossa região em um local alternativo e central. Cada domingo um espetáculo diferente é apresentado, sempre às 15h na Arena do Horto Florestal, que fica na rua Anhanduí, ao lado do Instituo Mirim.

Nenhum comentário: