segunda-feira, 20 de junho de 2011

FCMS realiza amanhã Diálogos com o escritor de 2011

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza nesta terça-feira (21), às 9h, na Biblioteca Isaias Paim, a primeira edição de 2011 do projeto “Diálogos com o Escritor”. O convidado é o professor e autor Paulo Robson de Souza.

O objetivo do projeto é aproximar o autor de livros com o seu público. De acordo com a coordenadora da Biblioteca Estadual, Juciene Arruda, o contato dos leitores com o escritor fortalece o hábito da leitura.

“Esta aproximação deve ser de feita de maneira prazerosa e não impositiva. Desta forma o gosto pela leitura torna-se natural. Estimular a leitura abordando temas relevantes e com uma linguagem acessível é o propósito desse projeto”, explica Juciene.

O autor - Paulo Robson de Souza é professor do curso de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e autor do livro de poemas “Animais Mais Mais”. A idéia do livro surgiu durante uma visita a uma escola de Campo Grande, em 2003, a convite da professora Tânia Maria Monteiro Nóbrega para conhecer os trabalhos dos alunos da 1ª série.

Durante a exposição, Paulo Robson conheceu uma lista de recortes do mundo animal denominada "Animais mais mais". A partir disso, o autor se propôs a escrever os poemas, respeitando as escolhas das crianças e a biologia dos bichos.

Os poemas foram escritos em ritmos de danças e musicas do Brasil de forma que as crianças usassem essas letras na elaboração de composições musicais próprias e conhecessem os principais gêneros musicais brasileiros. As ilustrações foram produzidas pelas próprias crianças. O livro foi publicado com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: