sexta-feira, 17 de junho de 2011

Espaço da poesia celebra a Fete de la Musique

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e em parceria com a Aliança Francesa, realiza nesta sexta-feira (17 de junho), a partir das 19 horas, uma edição especial do Espaço da Poesia. As apresentações culturais celebram a “Fête de la Musique” (A Festa da Música), evento tradicional da França que acontece pelo segundo ano seguido no terraço do Memorial da Cultura.

A Fête de la Musique foi criada na França em 1982 pelo então ministro da Cultura Jack Lang.O evento é celebrado no primeiro dia do verão (21 de junho), e possui uma programação oficial divulgada em todo o país. A festa é célebre pelas apresentações musicais realizadas em plena rua e em estilos variados: do jazz à música tradicional, popular e clássica e até mesmo os ritmos vindos da África, do Brasil e do Caribe embalam os franceses até altas horas da madrugada.

As apresentações culturais no Espaço da Poesia especial Fête de la Musique ficam por conta dos alunos da Aliança Francesa, que farão shows musicais, encenações e declamações de poesia.

Pelo Mundo - Sucesso internacional, fenômeno de sociedade (um selo dos correios foi criado por ocasião da festa em 1998), a Fête de la Musique também é famosa por indicar novas tendências: renovação de músicas tradicionais, do carnaval, explosão de músicas do mundo, desenvolvimento de corais, surgimento do rap e da techno.

No Brasil, a Festa da Música é divulgada pelas Alianças Francesas desde os anos 90. Na pequena comunidade francófila de Campo Grande, reunida em torno da Aliança Francesa, o evento é aguardado com entusiasmo pelos participantes. Prova disso é o número crescente de participantes a cada ano.

Treinados por seus professores, os alunos da Aliança Francesa de Campo Grande e do curso de francês da Universidade Federal (Projele) apresentam há dez anos um concerto de música francesa. O evento também é aberto a outras manifestações artísticas, a exemplo dos artistas de talento da região.

Serviço: O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 (prédio do antigo Fórum). Mais informações no telefone 3321-0339 ou no site www.aliancafrancesacg.com.br.

Nenhum comentário: