segunda-feira, 6 de junho de 2011

Começam hoje ações do dia mundial contra trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (Sas) realiza diversas ações no período de 6 a 10 de junho com o objetivo de mobilizar, informar e discutir questões relacionadas ao problema do trabalho infantil em Campo Grande.

As atividades serão desenvolvidas junto aos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados da Assistência Social) , UNIDAS (Unidades Descentralizadas de Assistência Social) e organizações não governamentais.

No dia 10 de junho, acontecerá a mobilização geral com todos os participantes das instituições que integram as atividades. A concentração acontecerá a partir das 10h30min, na avenida Afonso Pena esquina com 14 de Julho, com a distribuição de cataventos do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Atividades programadas
No CRAS das Moreninhas (R. Pariris, 330, Moreninha II) as atividades serão voltadas aos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e com os pais por meio de roda de conversa, apresentações de peças teatrais, oficinas de colagens e cartazes e a apresentação dos filmes “Infância Roubada” e “Bee Movie”.

No CRAS São Conrado (R. Livino Godoy, 777 – Jardim São Conrado) as atividades vão desde palestra sobre o trabalho infantil, elaboração de textos, desenhos, mural até a produção de jingle sobre o tema. Já no Cras Novos Estados (Rua Jataúba, esquina Cataguases - Bairro Novos Estados) as ações com palestras, bingos, festival de desenhos, gincana musical, show de talentos, apresentação cultural para as famílias e parceiros da comunidade, exposição de paineis alusivos ao tema. No dia 09 de junho, por exemplo, haverá apresentação de ginástica artística, dança do Projeto Ciranda, dança de salão do Projeto Ciranda e Projovem Adolescente.

Além de palestras, no Cras do Aerporto (Rua Rio Galheiro, 470 – Jd. Aeroporto) haverá apresentação de teatro, teatro de fantoches, coral de crianças, de adolescentes e da terceira idade, finalizando com exposição de paineis.
Em parceria com o Creas Centro, o Cras Indubrasil (R. Galo Campina, 134 – Indubrasil) realizará palestras técnicas e oficinas de artes manuais, panfletos e cartilhas. O Cras Los Angeles (R. Artur Pires, 885 Jardim Los Angeles) planeja a realização de exposição de cartazes e desenhos confeccionados pelos grupos socioeducativos.

No Cras Nossa Senhora Aparecida (R. Kamiei Shimabuco, 08 - Vila. Margarida) acontecem apresentações culturais, entre elas música e jogral. As atividades no Cras Popular (R. Marçal de Souza, 25 Vila Popular) estarão focadas na orientação e sensibilização sobre a erradicação do trabalho infantil com peças de teatro, de fantoches e cartazes.

As crianças do Projeto Ciranda do Unidos da Vila Marly (Rua Sabino José da Costa, 890 Vila Marly) terão palestras sobre o trabalho infantil e participarão de atividades de culturais entre elas poesias, paródias e a apresentação da peça teatral “Criança não trabalha”.
A organização não governamental “Salesiano Ampare” ( Rua Oceania, 409 – Bairro Tiradentes) estará com atividades literárias e de frases e contará com a participação especial do grupo de dança “Street Dance”. Na instituição “Cica”, (Rua Nair Alves e Castro, 113, Jardim Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) terá palestras com os temas “Trabalho infantil um grande problema social” e “A importância da criança na sala de aula”, fará concurso de redação, oficinas e apresentações culturais, além de entrega de brinquedos.

As atividades alusivas à mobilização e conscientização contra o trabalho infantil prosseguem no Creas Norte (Rua São João Bosco, 49 - bairro Monte Castelo) com palestras e elaboração de cartazes e panfletagem. No Creas Centro (Rua Antonio Maria Coelho, 283 - Vila Planalto), as ações acontecem em parcerias com o Cras Indubrasil aonde acontecerá a produção de cartazes relacionados ao tema. No CREAS SUL (R. Arquiteto Vila Nova Artigas, s/n – B. Aero Rancho), as atividades serão apresentadas em parceria com a APAE ( ), nos períodos da manhã e da tarde, com as mães que frequentam a entidade e o Centro de Convivência do Idoso do Parque Jacques da Luz.

São parceiros nas ações a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, a Comcex (Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), a Cometi (Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, a Secretaria de Estado de Saúde e o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Nenhum comentário: