quarta-feira, 8 de junho de 2011

Arrail de Santo Antonio começa dia 10,na área do papa

A Prefeitura de Campo Grande está concluindo os preparativos da festa mais tradicional da cidade: o Arraial de Santo Antônio. Mais do que oferecer lazer e diversão para a população, durante quatro dias, o evento também é uma marca da solidariedade do campo-grandense para com os mais carentes. E isto inclui o poder público.

Criada para reverenciar o padroeiro do Município, a festa tem a participação de entidades assistenciais que recebem, gratuitamente, da administração municipal toda a estrutura necessária.

“É uma festa da família que ajuda muita gente”, costuma dizer o prefeito Nelsinho Trad.

Todos os anos, o Arraial é aberto oficialmente após a procissão do Santo “casamenteiro”. Com a mudança de local do evento para o Bairro Santo Amaro, o cortejo sairá da Paróquia Comunidade Bom Jesus, no Lar do Trabalhador, até a Praça do Papa.

Em sua nona edição, o Arraial de Santo Antonio terá a participação de 68 entidades. Para a grande maioria delas, este é o principal evento em termos de arrecadação. Com entrada de graça e uma programação que inclui shows musicais, concurso de quadrilhas e atrações para as crianças, durante os quatro dias de festa, todos os anos a população comparece maciçamente à festa. O preço das comidas comercializadas é outro atrativo para o público.

Nas 68 barracas que este ano se espalharão em uma grande área ao lado do Memorial do Papa João Paulo II, no bairro Santo Amaro, o público irá encontrar pratos que já foram integrados à cultura regional, como o arroz carreteiro, até guloseimas típicas de festas juninas como bolo de fubá e pé-de-moleque. Os preços vão variar de R$ 0,50 (cinqüenta centavos) a R$ 10,00 (dez reais). Estes valores estimulam as pessoas a consumir e, em conseqüência, a contribuir para que as entidades comercializem praticamente tudo o que preparam para o arraial.

O concurso de quadrilhas faz parte da programação que costuma movimentar bastante o Arraial de Santo Antonio, a cada ano. Tudo começa com as crianças, passa pelos ensaios e culmina com a apresentação e a disputa animada entre os participantes. A cada festa, as quadrilhas surpreendem público e jurados, com coreografias que marcam pela originalidade, pesquisa e harmonia na composição dos figurinos.

Shows musicais – Sem dúvida nenhuma, os shows musicais são o atrativo maior do Arraial de Santo Antonio. Nas oito edições anteriores, a Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS) procurou mesclar apresentações de artistas locais com outros de renome nacional. E este ano não será diferente. A abertura terá a presença do músico campo-grandense Almir Sater e no domingo, Dia dos Namorados, a atração principal será cantora Paula Fernandes, além das duplas Felipe e Falcão no sábado e César e Paulinho no feriado do padroeiro, segunda-feira, dia da queima da grande fogueira.
PROGRAMAÇÃO/SHOWS

DIA 10
Arthur Felipe
Adriano
Almir Sater

DIA 11
Felipe e Falcão
Rodrigo e Thayanne
Gilson e Júnior

DIA 12
Robson e Juliano
Paula Fernandes

DIA 13
Cezar e Paulinho
Luiz Fernando e Zé Miguel
Thiago e Graciano

Nenhum comentário: