quarta-feira, 15 de junho de 2011

Campo Grande sediará festival do Vinho nesta quinta

É na chegada da estação mais fria do ano que clássicos do verão como chopes e cervejas, bem como a tradicional caipirinha, abrem espaço para bebidas encorpadas. Curtir as baixas temperaturas sem sentir tanto os efeitos do inverno, faz com que o friozinho se torne um irresistível convite para apreciar um bom vinho.

Para tornar ainda mais agradável o início da nova estação é que acontece em Campo Grande, nesta quinta-feira, dia 16 de junho, a primeira edição do Território Wine Festival. O encontro, uma iniciativa do Território do Vinho, reunirá enólogos, sommeliers, chefs de cozinha, bem como apreciadores do vinho em ações simultâneas que mostrarão como harmonizar a bebida com gastronomia e cultura.

De acordo com o enólogo Diogo Wendling, organizador do festival, o evento visa disseminar a cultura do vinho. Na contra-mão da tradição, Diogo Wendling, formado em viticultura e enologia pela universidade Napa Valley (EUA), explica que, diferentemente do que se imagina, é simples fazer do vinho um hábito cotidiano. “Mais que rótulo, o vinho, assim como outras bebidas e drinques, deve agradar o paladar. Saber harmonizá-lo, contudo, potencializa o seu sabor”, diz.

Não é à toa que harmonia será evidenciada em cada canto do Território Wine Festival. Entre as curiosidades, o evento mostrará que é possível, por exemplo, tornar a degustação de uma determinada uva, seja ela Cabernet Sauvignon, Malbec, Shiraz, ainda melhor se estiver em sintonia com a batida certa. Sob organização da Única Rádio, empresa especializada em trilhas sonoras para ambientes, público conhecerá a série de CDs Vin de La Musique que, por meio de enosinfonia mostrará repertório ideal para acompanhar cada tipo de bebida. Em sua primeira edição, intitulado Cabernet Sauvignon, haverá faixas voltadas para vinhos tintos, que por ser encorpado, com taninos densos, pedem batidas vibrantes em estilos como jazz e lounge.

Assim como a para cada tipo de vinho há uma música adequada, o paladar pode ser ainda mais aguçado com o ingrediente correto. Desde as entradas até as sobremesas, as chefs Rosana Messina, da Buona Coccina; Teca Vieira, do Território do Vinho; Andressa Sandri, da Sweet e Luciana Carvalho demonstrarão que para cada prato, até mesmo os doces, há um vinho ideal. Por meio de uma seleção de massas e risotos, além de entradas e sobremesas personalizadas para cada uva, o público será convidado a testar os seus sentidos.

A arte e a cultura serão um dos diferenciais do Território Wine Festival. Entre as atrações está o trabalho de Pop Art Cartoon, do artista plástico Guto Vieira. Aldeia Black, com repertório de Jazz e Soul; seguido do DJ Tiago Merlone, desta vez com Jazz e Lounge, da Única Rádio, darão o tom em ambiente exclusivamente preparado para o evento.

Cursos

Aprendizagem também terá espaço na série de eventos abertos no Território Wine Festival – em sua continuidade ao longo do mês de junho. Para os curiosos, mas que não querem se aprofundar no assunto, o Território do Vinho promoverá tour explicativo, em sua adega, em horários previamente agendados, com a “história em pílulas” para pessoas que buscam saber sem aprofundar. As visitas são abertas ao público.

Aqueles que buscam conhecimento, contudo, o Território do Vinho realizará, nos dias 29 e 30, o curso básico e avançado de vinhos com Eric Witer, que já atuou como sommelier nos restaurantes Fasano e Dom, em São Paulo. Para o fechamento das aulas, haverá no dia 30, o Wine Dinner. Eric Witer aliado a chef Dede Cesco servirão três pratos (entrada/prato principal/sobremesa) com breve explicação sobre sua harmonização. Ao final, será entregue aos participantes apostila completa com detalhes do curso.

Serviço

O Território Wine Festival, uma realização Território do Vinho, em parceria com F5 Coletivo, Buona Cuccina e Sweet, será no dia 16 de junho, das 20h às 2h, com open bar e open food, no espaço do Território do Vinho, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 3210. O curso de Vinhos - básico e avançado, com o sommelier Eric Wite e a chef Dede Cesco será nos dias 29 e 30. Já os tours explicativos na adega acontecerão até o final do mês, uma vez por semana, em visitas previamente agendadas. Para informações sobre valores, detalhes da programação, horários, basta entrar em contato no 3029-8464. As vagas são limitadas.

Nenhum comentário: