segunda-feira, 6 de junho de 2011

Morada dos Bais recebe amanhã exposiçãode Arte Naif

A Morada dos Baís recebe no dia 7 de junho a exposição de arte Naïf, realizada pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac). A exposição vai reunir obras de sete artistas da arte Naïf que atuam em Campo Grande e que formam o grupo Cores da Terra, são eles: Cecílio Vera, Ramon Lopes, Lúcio Laranjeira, Geudson Araújo, Marce, Analise Godói, e como convidado, Jonir Figueiredo. A abertura da exposição será no dia 7 de junho, às 19h, e as obras ficam expostas até o dia 26 deste mês, com entrada gratuita.

O grupo Cores da Terra existe desde 2000, quando os artistas da arte Naïf resolveram se reunir para discutir sobre a arte e realizar exposições juntos, a fim de fomentar o interesse pela pintura.

Naïf significa ingênuo, primitivo, e a arte veio da França, onde na pintura era retratado o cotidiano, os acontecimentos folclóricos, costumes e tradições de maneira simples e não realista, sem se prender a formas e medidas simétricas.

Coordenador do grupo Cores da Terra, Cecílio Vera explica que o artista Naïf é autodidata e que retrata o que está acontecendo a sua volta. Há 25 anos trabalhando com a arte, Vera conta que já participou de diversas exposições dentro e fora do estado, e que por diversas vezes expôs suas obras na Bienal de Arte Naïf de São Paulo. "Em São Paulo, artistas do Brasil inteiro chegam para participar da Bienal. Na última em que participei voltei sem meus quadros, por ter vendido todos eles", contou Cecílio Vera.

Na arte Naïf, sem prisão em regras acadêmicas de proporção e medidas, o artista pode colocar a sua imaginação na tela, e transmitir algo que está dentro de si, e não no simples realismo das imagens cotidianas.

Cecílio conta que dentre os artistas do grupo Cores da Terra ele é o que está há mais tempo trabalhando com a pintura, mas o artista mais velho é o Ramon Lopes, que aos 70 anos participa de diversas exposições e se dedica a arte Naïf. Os temas ilustrados nas telas da arte Naïf do grupo Cores da Terra costumam estar ligados ao estilo do homem do campo, da vida daquele nascido no interior, as coisas do campo, o pantanal, a natureza e o cotidiano do homem.

A Morada dos Baís fica na esquina entre a Avenida Noroeste e a Afonso Pena.

Nenhum comentário: