terça-feira, 28 de junho de 2011

Fundac leva literatura de cordel ás salas de aulas

A Prefeitura Municipal de Campo Grande realiza por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Cultura (Fundac) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o projeto Literatura de Cordel nas Salas de Leitura Comunitárias da Capital nos dias 28,29 e 30 de junho (terça, quarta e quinta-feira. O evento será no período vespertino das 14h às 16h nas três salas de leitura.

No dia 28 de junho o evento será na Sala de Leitura das Moreninhas, na Rua Anacá, 185, que conta com a participação da comunidade da região e com os alunos do 3º ano da Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge e os alunos dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) da Moreninha II.

Já no dia 29 de junho, o projeto será realizado na sala de leitura do Cophasul, na Rua Cotegipe, 999, e terá participação efetiva, além da comunidade, dos alunos do 4º ano da Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno.

Por fim, no dia 30 de junho é a vez da Sala de Leitura São Conrado, que fica na Rua José Hélio, 335. Lá, participam do projeto os alunos do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) da região.

O objetivo do projeto é divulgar e desenvolver o gosto e o conhecimento da literatura de cordel, que apresenta várias possibilidades de atividades lúdicas cm crianças de todas as idades.

São várias as atividades que serão desenvolvidas, como jogos, leitura, teatro e música. O projeto percorre vários pontos de Campo Grande e é possível agendar também para instituições e escolas interessadas.

O cordel é uma literatura simples, porém rica e não precisa de muitos recursos para se realizar. Os acadêmicos da UCDB, contadores de histórias, apresentam o mundo da leitura de forma divertida para as crianças, utilizando poucos materiais, um violão e um mural com vários bonecos, utensílios que eles mesmos providenciam.

Nenhum comentário: